Cocaína

POR QUE A COCAÍNA CAUSA TANTA DEPENDÊNCIA?

Créditos fotográficos (acima): Cordis
Créditos fotográficos (acima): Cordis

Depois da metanfetamina1, a cocaína é a droga que cria a maior dependência psicológica de todas. Estimula centros chaves de prazer no cérebro e causa uma euforia extremamente elevada.

A tolerância à cocaína se desenvolve rapidamente — o usuário logo deixa de sentir o mesmo prazer de antes com a mesma quantidade de cocaína.

Combinação mortal de drogas

A cocaína é algumas vezes usada com outras drogas, incluindo: tranquilizantes, anfetaminas2, maconha e heroína. Estas combinações aumentam imensamente o perigo de usar cocaína. Além da chance de desenvolver dependência das duas drogas, uma pessoa pode facilmente criar uma mistura de narcóticos fatal.

“Eu não tinha mais futuro. Não via como poderia escapar da minha dependência de cocaína. Eu estava perdida. Estava ‘explodindo’ e incapaz de parar de usar cocaína. Alucinava pensando que tinha bichos rastejando debaixo da minha pele. Sentia isso cada vez que me injetava e para fazer eles saírem, me raspava com a ponta da seringa até começar a sangrar. Uma vez eu sangrei tanto por causa disto que tive de ser levada para o hospital. — Susan

  1. 1. metanfetamina: um estimulante altamente viciante para o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal).
  2. 2. anfetamina: um estimulante do sistema nervoso central, frequentemente chamado de “rebite”.