LSD

QUAIS SÃO OS RISCOS DO LSD?

Os efeitos do LSD são imprevisíveis. Eles dependem da quantidade usada, do humor e da personalidade da pessoa e do ambiente no qual a droga é usada. É um jogo de dados — uma corrida intensamente distorcida ou uma paranoia1 extrema.

Normalmente, os primeiros efeitos do LSD são sentidos de 30 a 90 minutos depois de usar a droga. Muitas vezes, as pupilas ficam dilatadas. A temperatura do corpo pode ficar mais alta ou mais baixa e a pressão sanguínea e batimento cardíaco podem aumentar ou diminuir. Suores ou arrepios não são incomuns.

Os usuários de LSD experimentam frequentemente perda de apetite, insônias, boca seca e tremedeiras. Mudanças visuais estão entre os efeitos mais comuns, o usuário pode ficar fixo na intensidade de certas cores.

Também pode sentir mudanças extremas de humor como um “êxtase” enorme ou um terror intenso. O pior é que o usuário de LSD é incapaz de diferenciar quais sensações são criadas pela droga e quais são as que fazem parte da realidade.

Alguns usuários de LSD experimentam um êxtase intenso que pensam ser uma “iluminação”.

Eles não só se desligam de suas atividades habituais na vida, mas também sentem o impulso para continuarem a usar mais dessa droga para ter a mesma sensação de quando usaram anteriormente. Outros tiveram pensamentos e sensações aterrorizantes, severas, medo de perder o controle, medo da morte, insanidade e desespero enquanto usavam o LSD. Uma vez que começa, frequentemente não se consegue parar uma “má viagem”, a qual pode ter a duração de até 12 horas. De fato, algumas pessoas nunca se recuperam de uma psicose induzida por ácido.

Tomado numa dose suficientemente grande, o LSD produz delusões e alucinações visuais. O sentido que o usuário tem de tempo e de si mesmo muda. Os tamanhos e formas dos objetos ficam distorcidos, assim como os movimentos, cores e sons. Até o sentido do tato e das sensações normais corporais se tornam estranhas e bizarras. As sensações parecem “entrecruzar-se”, dando ao usuário uma sensação de ouvir cores e ver sons. Estas mudanças podem ser assustadoras e causar pânico.

A capacidade de raciocínio sensato e perceber perigos comuns fica prejudicada. Um usuário de LSD pode tentar sair por uma janela para “ver o chão de perto”. Ele pode considerar divertido admirar o pôr do sol estando inconsciente de que está em pé no meio de um cruzamento movimentado.

Muitos usuários sentem “flashbacks” ou recorrências da viagem de LSD muitas vezes inesperados, muito tempo após terem usado LSD.

As más viagens e os flashbacks são apenas parte dos riscos do uso de LSD. Os usuários de LSD podem manifestar psicoses relativamente longas ou depressão grave.

Por causa da acumulação de LSD no corpo, os usuários desenvolvem uma tolerância à droga. Em outras palavras, alguns usuários que usam LSD constantemente têm de aumentar a dose para terem um “barato”. Isto aumenta os efeitos físicos e o risco de uma má viagem que pode causar psicose.

“Aos 13 anos de idade bebi pela primeira vez e logo me ofereceram maconha. Depois o LSD chegou rapidamente às minhas mãos e fiquei dependente, era como um doce para mim.

“Numa noite durante um dos meus abusos, apaguei e acordei depois com sangue por todo o rosto e vomitando. Por milagre me despertei e me limpei. Entrei no carro tremendo e dirigi até a casa dos meus pais. Arrastei-me para a cama com a minha mãe e chorei.

“Com 21 anos, fiz a minha primeira reabilitação.” — Donna
  1. 1. paranoia: suspeita, desconfiança ou medo de outras pessoas.