Maconha

ATRÁS DA CORTINA DE FUMAÇA

Man smoking cannabis with a bong.

O uso de maconha não é prejudicial só para o próprio usuário de erva. O usuário pode tornar-se um risco para a sociedade.

Uma pesquisa mostrou que a maconha tem o potencial de causar problemas na vida diária. Um estudo feito com 129 estudantes de nível superior concluiu que entre os que fumaram a droga pelo menos de 27 a 30 dias antes da pesquisa, tiveram as habilidades mais importantes, relativas à atenção, memória e aprendizagem seriamente reduzidas. Um estudo feito com carteiros descobriu que os que deram positivo no teste para maconha tinham 55% mais acidentes, 85% mais ferimentos e uma probabilidade 75% maior de faltarem ao trabalho.

Na Austrália, um estudo descobriu que a intoxicação por cannabis foi responsável por 4,3% das mortes de motoristas.

É quase impossível crescer no Brasil ou em qualquer outro país sem ser exposto às drogas. A pressão social para usar drogas é elevada e informações honestas sobre os riscos das drogas nem sempre estão disponíveis.

Muitas pessoas lhe dirão que a maconha não é perigosa. Observe bem quem está lhe dizendo isso. Não são as mesmas pessoas que estão tentando vender maconha para você?

Man and woman smoking marijuana.

A maconha pode prejudicar a memória de uma pessoa — e isso pode durar dias ou semanas após os efeitos imediatos da droga passarem. Num estudo, foi pedido a um grupo de usuários frequentes de maconha que recordassem palavras de uma lista. A capacidade para recordar corretamente as palavras só voltou a ser a mesma depois de 4 semanas após pararem de fumar a maconha.39

Os estudantes usuários de maconha têm desempenho abaixo da média sendo menos provável que cheguem à faculdade do que os não usuários. Eles simplesmente não têm as mesmas capacidades para recordar e organizar informações em comparação com os que não usam estas substâncias.

“O professor da escola que frequentei fumava três ou quatro baseados por dia. Ele fez com que muitos dos estudantes começassem a fumar baseados, inclusive eu. O traficante dele me levou a começar a usar heroína, o que fiz sem resistir. Naquele momento era como se a minha consciência já estivesse morta.” — Veronique

O que os Traficantes Dirão


Woman smoking a joint.

Quando se pesquisou a razão pela qual os adolescentes começavam a usar drogas em primeiro lugar, 55% responderam que foi devido à pressão dos amigos. Eles queriam ser legais e populares. Os traficantes sabem disso.

Eles se aproximarão de você como um amigo e se oferecerão para “ajudá-lo” com “algo que vai fazer você ficar feliz”. A droga “vai ajudar você a se entrosar” ou “vai fazer você ser bacana”.

Os traficantes de drogas, motivados pelos lucros, dizem qualquer coisa para conseguir que você compre as drogas que eles vendem. Eles lhe dirão que a “maconha não leva a drogas mais pesadas”.

Eles não se importam se as drogas arruínam a sua vida desde que sejam pagos. Eles só querem saber do dinheiro. Traficantes reabilitados admitiram que eles viam seus compradores como peças de um jogo de xadrez.

Obtenha os fatos sobre as drogas. Tome as suas próprias decisões.