Maconha

COMO A MACONHA MUDOU AO LONGO DO TEMPO

A planta de cânhamo (da qual as drogas como a maconha e haxixe são feitas) já era cultivada para uso como alucinógeno há mais de 2.000 anos.

A quantidade de THC na planta do cânhamo determina a potência da droga. A quantidade de THC encontrada na maconha não é uniforme, e o nível de THC tem aumentado de forma constante.

Com o uso de técnicas de agricultura modernas, os plantadores de cânhamo desenvolveram variedades de cannabis que contêm níveis muito mais elevados de THC do que no passado. A média de força da planta da maconha nos Estados Unidos hoje em dia está em torno de 15% a 20%. O nível mais elevado encontrado na planta é cerca de 32%.12

Para comparação:

  • A maconha fumada em Woodstock em 1969 e no fim da década de 1970 continha cerca de 1% de THC.13
  • Em 1980, era de cerca de 1%. Por volta de 1997, a média de THC estava perto de 5,1% e em 2008, 10,2%.14

Aumento de THC na maconha ao longo do tempo


Quanto mais THC, mais psicoativa fica a droga e maior é o potencial para o abuso, dependência química e outros efeitos prejudiciais.

Quanto mais THC, mais psicoativa fica a droga e maior é o potencial para o abuso, dependência química e outros efeitos prejudiciais.

ÁLCOOL VERSUS MACONHA

Fumar maconha é igual a beber álcool?

Você decide. Aqui estão os fatos:

O álcool consiste em uma única substância: o etanol. A maconha contém mais de 400 componentes químicos conhecidos, incluindo as mesmas substâncias cancerígenas encontradas na fumaça do tabaco. Diferente dos fumantes de cigarro, os fumantes de baseados tendem a inalar profundamente e segurar a fumaça tanto quanto possível para aumentar o efeito da droga, piorando o dano nos pulmões.

O álcool é eliminado do corpo em poucas horas; o THC permanece na gordura do corpo durante semanas, possivelmente meses, dependendo do período de tempo e da intensidade do uso.

O THC danifica o sistema imunológico. O álcool não.

Não temos aqui a intenção de minimizar os danos do consumo de álcool, o qual pode ser igualmente prejudicial. No entanto, os usuários precisam estar cientes de que os compostos químicos contidos na maconha, alguns dos quais cancerígenos, permanecem no corpo muito tempo depois de a droga ter sido usada.