Uso Abusivo de Drogas Prescritas

ABUSO DE DROGAS PRESCRITAS: UM PROBLEMA SÉRIO

Crédito fotográfico: Stockexpert
Crédito fotográfico: Stockexpert

O uso recreativo de drogas prescritas é um problema sério entre adolescentes e jovens adultos. Estudos mostram que um adolescente tem maior probabilidade de usar indevidamente uma droga prescrita do que usar uma droga ilícita.

Muitos adolescentes acham que as drogas prescritas são seguras porque são receitadas por um médico. Mas o uso não-medicinal, para ter um “barato” ou se automedicar, pode ser tão perigoso e causar tanta dependência quanto as drogas ilícitas.

Existem riscos muito sérios à saúde quando se tomam drogas prescritas. Esta é a razão pela qual são usadas apenas sob os cuidados de um médico. Mesmo assim, elas devem ser cuidadosamente monitoradas para evitar a dependência e outros problemas.

Muitos comprimidos parecem iguais. É extremamente perigoso tomar um comprimido sobre o qual você não tem certeza ou que não foi receitado para você. Devido às diferenças da química corporal de cada um, as pessoas podem ter também diferentes reações às drogas. Uma droga que é correta para uma pessoa pode ser muito arriscada e até mesmo fatal para outra.

As drogas prescritas são seguras apenas para aqueles que, de fato, receberam a prescrição e mais ninguém.