Ritalina

QUE APARÊNCIA TEM A RITALINA? E OUTROS FATOS

A Ritalina vem em pequenos comprimidos, mais ou menos do tamanho e da forma de um comprimido de aspirina, com a palavra “Ciba” (nome do fabricante) estampada. Os comprimidos de 5 mg são amarelo-claros, os de 10 mg são verde-claros e os de 20 mg são ambos brancos e amarelo-claros.

É classificado como um estimulante do sistema nervoso central. Contudo, o fabricante admite o seguinte na bula: “Os dados de segurança e eficácia a longo prazo sobre o uso de Ritalina não são completamente conhecidos.”

Os usuários transformam os comprimidos em pó e o cheiram. A droga é solúvel em água, sendo fácil de transformar em um líquido que possa ser injetado.

Como apontado pela Agência Antidrogas Americana (DEA): “produtos farmacêuticos desviados de seus canais legítimos são a única fonte de metilfenidato disponível para uso indevido.” Em outras palavras, cada comprimido usado, quer na sua forma original, transformado em pó ou dissolvido em água vem do próprio fabricante. Nenhum destes comprimidos é fabricado em laboratórios clandestinos.

“Desenvolvi uma tolerância e tomo de 2 a 3 comprimidos de 20 mg para ter um barato. Reconheço o meu vício... Virei um ‘dopado’ ou morto-vivo.” — Alex



NOMES POPULARES

RITALINA Diet Coke Crack Infantil Ritalin LA Metilfenidato R-ball Rubifen Skittles Smarties Vitamina R