A VERDADE SOBRE AS DROGAS SINTÉTICAS
A Fundação para um Mundo sem Drogas do Japão expõe as mentiras que promovem drogas sintéticas como sendo “inofensivas”

A maconha sintética é chamada de dappo habu no Japão — drogas que “ludibriam” a lei — e esse nome benigno pode ser um fator significativo na diminuição da conscientização do público sobre os seus efeitos prejudiciais. Contudo, de janeiro a maio de 2012, constatou-se que mais de 100 casos que deram entrada em prontos-socorros estavam relacionados às drogas sintéticas.

Em uma campanha para aumentar a consciência pública quanto aos perigos da droga, Nao Mazaki, diretora da filial japonesa da Fundação para um Mundo sem Drogas, avaliou primeiramente as atitudes relacionadas à droga, principalmente entre os jovens — o alvo principal dos fabricantes de droga sintética.

No Japão, as drogas sintéticas são vendidas por traficantes em máquinas de vendas automáticas.

Uma pesquisa feita em 2012 com 6.150 estudantes de escolas do ensino fundamental e médio em Tóquio e próximas a Saitama e Kanagawa descobriu que muitos estudantes consideravam a posse e o uso de drogas sintéticas “uma questão de escolha individual” e “não é ruim se não for contra a lei”.

Além disso, quase o dobro dos estudantes das escolas do ensino fundamental e médio informaram que tinham consumido drogas sintéticas.

“Os jovens podiam comprar drogas sintéticas na rua, na internet e até mesmo em máquinas de vendas automáticas do lado de fora de suas escolas”, disse Mazaki.

Mazaki descobriu que a falta de conhecimento dos perigos das drogas sintéticas era um problema não só dos estudantes, mas também dos professores. “Fiquei surpresa com um professor que disse: ‘Achava que consumir erva não tinha problema, visto que se chama erva’.”

Uma pesquisa referente ao conhecimento dos professores sobre estas substâncias revelou que 30% não podiam explicar os efeitos prejudiciais das drogas sintéticas, enquanto 63% disseram que podiam “explicar mais ou menos” e que 84,4% estavam receptivos à educação sobre os danos das drogas sintéticas.

Os voluntários do Mundo sem Drogas alcançam milhões de pessoas com A Verdade sobre as Drogas através de participações em rádio e televisão transmitidos por todo o Japão.

Em resposta, Mazaki aumentou seus esforços para levar a verdade sobre as drogas sintéticas tanto aos estudantes como aos professores. Ela uniu forças com a organização nacional de prevenção ao crime, Associação de Segurança Yomiuri para Todo o Japão, afiliada ao maior jornal do país, o Yomiuri Shimbun. Através desta parceria, o programa A Verdade sobre as Drogas tornou-se um componente oficial das apresentações que a organização faz nas escolas.

Através de seus próprios programas, Mazaki e sua força voluntária distribuíram 2,4 milhões de livretos de A Verdade sobre as Drogas, coordenaram 800 eventos, deram palestras e fizeram apresentações educativas sobre as drogas para cerca de 50.000 estudantes. A mensagem também foi transmitida em canais de televisão nacionais e em mídia impressa com uma circulação de mais de 30 milhões de exemplares.

O Membro da Câmara Municipal, Hirotaka Ishikawa, publicou uma nota de reconhecimento ao trabalho de prevenção das drogas de Mazaki e à Fundação para um Mundo sem Drogas:

“Como resultado das atividades educacionais em ampla escala, vocês estão protegendo milhares de jovens dos efeitos mortais destas substâncias anteriormente desconhecidas... Suas ações contribuíram consideravelmente para o fortalecimento de medidas educacionais e legais contra a proliferação das drogas sintéticas. Essa valiosa contribuição para ajudar a salvar os jovens japoneses dos danos causados pelas drogas deveria ser profundamente elogiada.”

— Membro da Câmara Municipal, Hirotaka Ishikawa
A Fundação para um Mundo sem Drogas do Japão já apresentou A Verdade sobre as Drogas a 50.000 estudantes em 200 escolas.


FATOS
Preparando Drogas “Lícitas”

Para compreender o que é maconha sintética e outras drogas sintéticas, uma pessoa tem que saber o que é uma “designer drug”.

Uma “designer drug” é uma versão sintética de uma droga ilícita. Sua composição química é ligeiramente alterada para evitar que seja categorizada como ilícita. É essencialmente uma experiência feita por um químico clandestino para criar uma nova droga “lícita”.

Quando as autoridades apreendem drogas sintéticas e as proíbem, os químicos clandestinos criam outra versão alterada que contorna a classificação de “ilícita”. E assim, o ciclo se repete.



EDUCAÇÃO EFICAZ SOBRE AS DROGAS SALVA VIDAS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens do efeito destrutivo das drogas. Suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio generoso ajuda a fortalecer os jovens, proporcionando informações que eles precisam para viverem vidas saudáveis e livres de drogas.