A VERDADE SOBRE O KRATOM

As folhas da planta de kratom, muitas vezes secas e feitas em pó, criam uma droga potente que ganhou popularidade como um substituto de opiáceo.

Alguns consideram que o kratom seja tão perigoso quanto a heroína e metanfetamina. Mas o que é isso?

Os estudantes estavam comprando isso em lojas de conveniência. Um garoto ficou tão dependente que teve que ir para a reabilitação. É comparável à heroína sintética”, disse um especialista em prevenção.

O kratom é uma árvore tropical (Mitragyna speciosa) própria do Sudeste Asiático. Suas folhas amargas, contendo compostos psicoativos como opioides, são usualmente consumidas por causa dos efeitos de alteração no estado de ânimo, alívio da dor e por ser um afrodisíaco. As pessoas mastigam, fumam ou acrescentam isso na comida. Tem muitos nomes: herbal speedball, biak-biak, ketum, kahuam, ithang ou thom. É vendido em lojas de saúde, tabacarias e on-line como um pó verde, em cápsulas ou como um extrato ou como goma de mascar.

Os efeitos colaterais a curto prazo incluem: náuseas, coceiras, suores, boca seca, prisão de ventre, aumento de micção e perda de apetite. O uso a longo prazo pode causar perda de peso, anorexia, insônia e escurecimento da pele. Algumas pessoas informaram que sentiram “psicose de kratom”: alucinação, delusão e confusão grave.

O kratom causa dependência. Num estudo, 50% dos usuários de longo prazo (seis meses ou mais) sentiram graves sintomas de abstinência como: hostilidade, agressão, mudanças emocionais, músculos e ossos doloridos, movimento irregular dos membros, 80% tentam parar de usar, mas não conseguem.

Austrália, Myanmar, Malásia e Tailândia baniram o kratom, e vários outros países criaram leis fortemente regulatórias em relação à droga. Nos Estados Unidos, o kratom não é controlado pelo governo federal, mas é ilegal em seis estados.


QUEREMOS mesmo SABER NOTÍCIAS SUAS

Nesta publicação você viu o poder de um diretor de autoescola, de professores e de policiais da patrulha escolar que ensinam aos jovens sobre as drogas. Aqui está o que eles dizem a respeito do programa A Verdade sobre as Drogas.

MEMBRO DO CONSELHO EXECUTIVO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
“Uso o seu currículo antidrogas direto, e isso é fantástico. De fato, estamos dando aula na nossa unidade sobre as drogas agora como parte da educação no trânsito. Eu fiz uma encenação sobre o álcool e foi provavelmente a coisa mais certa que já fiz. Eu vou incorporar as outras unidades mais adiante nesta sessão. Meus sinceros agradecimentos, obrigado!”

POLICIAL DE PATRULHA ESCOLAR, ILLINOIS
“Como um instrutor do Programa Educativo de Resistência às Drogas, eu gostei muito de todo o plano do programa A Verdade sobre as Drogas. “O plano de aula não é uma aula ‘para criancinhas’. Realmente ajuda as crianças a pensarem e ajuda no desenvolvimento para a tomada de boas decisões.”

INSTRUTOR DE AUTOESCOLA, VERMONT
“Alguns estudantes muitas vezes me dizem que os vídeos do Mundo sem Drogas são produzidos de uma forma muito profissional e são alguns dos melhores vídeos que eu mostro. Quando eu ensino para várias classes ao mesmo tempo, não me lembro qual é o vídeo antidrogas que mostrei por último. Os jovens sempre lembram! Eles estão prestando atenção nisso na minha aula.”

POLICIAL DE PATRULHA ESCOLAR, FLÓRIDA
“O seu Pacote Educativo A Verdade sobre as Drogas é extremamente útil para a divulgação clara e realista sobre os perigos das drogas aos jovens da minha escola. Agradeço novamente por esse programa extremamente valioso.”

INSTRUTOR DE AUTOESCOLA, NEW HAMPSHIRE
“Os estudantes relacionam o material com as situações da vida real que as pessoas vivenciam. Esse currículo é incrível!”

INSTRUTOR DE AUTOESCOLA, VIRGÍNIA
“A informação é muito boa e informativa. Na realidade, você não precisa reinventar a roda. A informação é fornecida para você e a única coisa que é necessária é usá-la. Um recurso excelente!”


FAÇA UMA DOAÇÃO

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.