DANDO INÍCIO A UM MOVIMENTO CONCEBIDO PARA ELIMINAR A EPIDEMIA DE DROGAS DO BRASIL

Mais de 5.500 voluntários ajudaram a distribuir mais de dois milhões de A Verdade sobre as Drogas no Rio de Janeiro, em parceria com a polícia e educadores para lançar um movimento que começou nos Jogos Olímpicos e depois chegou às favelas, espalhando os fatos e reduzindo de forma mensurável a procura por drogas.

Um exército de voluntários brasileiros do Mundo sem Drogas está tirando uma nação dos braços da crise do crack — dando um exemplo do que pode ser alcançado com as ferramentas corretas.

Tudo começou com a abordagem dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, à medida que manchetes internacionais previam o desastre. O Brasil estava assolado por uma epidemia nacional de crack e com uma estimativa de 2,8 milhões de usuários de cocaína, a nação estava consumindo 18% de toda a cocaína do mundo. Isso fez do Brasil o segundo maior consumidor depois dos Estados Unidos, certamente contribuindo para tornar o país uma das nações mais violentas do mundo.

Nos bastidores, o Mundo sem Drogas Brasil estava se preparando e formando uma equipe para enfrentar diretamente o problema das drogas. No entanto, a mão de obra suficiente para alcançar a quinta nação mais populosa da Terra iria requerer uma grande equipe, por isso o Mundo sem Drogas Brasil fez parceria com qualquer pessoa interessada em abordar o problema: grupos sem fins lucrativos, pastores e suas congregações, atletas olímpicos, agentes da lei e até mesmo sambistas. Quando todos se uniram, eram um exército formidável de mais de 5.500 voluntários.

O impulso inicial do movimento foi distribuir um milhão de livretos A Verdade sobre as Drogas, até e durante os Jogos Olímpicos. Isso foi alcançado com a distribuição aos moradores, atletas e visitantes da Praia de Copacabana até o Boulevard Olímpico e em todos os principais locais de jogo.

O prefeito do Rio de Janeiro subiu a bordo, dando uma carta de patrocínio e permitindo que o Mundo sem Drogas Brasil passasse os anúncios de utilidade pública A Verdade sobre as Drogas nos “Live Sites” onde milhares de visitantes se reuniram para assistir aos jogos ao vivo em telões. Os anúncios de utilidade pública foram transmitidos 204 vezes para 1.680.000 pessoas. E durante todo o tempo, mídia sobre A Verdade sobre as Drogas estava na televisão, rádio e imprensa.

Aumentando ainda mais o impulso, a equipe expandida do Mundo sem Drogas prosseguiu. O seu próximo avanço foi a distribuição nas infames favelas. Outro milhão de livretos em português do Brasil foram impressos, dessa vez com os logotipos dos nossos parceiros incluindo a Unidade da Polícia Civil do Rio, “Papo de Responsa”, a Prefeitura de Duque de Caxias e o Departamento de Educação de São Paulo. No fim, não só um, mas dois milhões de livretos foram distribuídos.

Com milhões de pessoas aprendendo a verdade, o Rio de Janeiro viu uma queda sem precedentes na apreensão de drogas por parte das autoridades desde 2008: 42% de queda no consumo de maconha, 40% de queda no consumo de cocaína e 51% de queda em crack. O Secretário da Ordem Pública do Rio forneceu a extensão do panorama quando disse: “De uma só vez, vocês desencadearam um movimento antidrogas aqui no Rio e por todo o Brasil”.


ENTRANDO EM AÇÃO
Começar um Grupo do Mundo sem Drogas

O programa A Verdade sobre as Drogas foi criado para que outros grupos possam adotá-lo e usá-lo como se fosse seu. Um número incontável de educadores, oficiais da polícia e organizações sem fins lucrativos já fizeram exatamente isso.

Mas há aqueles que querem se juntar à equipe da Fundação e começarem seu próprio grupo do Mundo sem Drogas. Como nós certamente não podemos alcançar todo o planeta sozinhos, damos as boas-vindas a você para ser parte da nossa cruzada.

Quando Amira Bizet, uma estudante universitária na Argélia, ligou para a Fundação e perguntou quem estava encarregado do grupo em seu país, perguntamos: “Que tal você?”.

E assim, Bizet juntou-se à equipe, recebeu sua primeira encomenda de A Verdade sobre as Drogas, recrutou um par de amigos e começou a marcar apresentações em escolas. Fácil assim.

Se você gostaria de começar um grupo na sua área, escreva para a gente e vamos fazer com que comece.


SALVE VIDAS JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.