O MUNDO SEM DROGAS CLERMONT-FERRAND CHEGA A TODOS OS CANTOS DA SUA CIDADE

A filial do Mundo sem Drogas Clermont-Ferrand exibe seus materiais no Mercado Dominical toda semana para alcançar os moradores locais com A Verdade sobre as Drogas.

A filial do Mundo sem Drogas Clermont-Ferrand é uma dedicada equipe de voluntários que regularmente percorrem as ruas de sua cidade, oferecendo aos cidadãos a verdade sobre as drogas.

Ao sul de Paris, França, localiza-se Clermont-Ferrand. Conhecida por seu Festival Internacional de Curtas-Metragens, está cercada por colinas que se abrem e dão lugar à planície de Limagne, no leste.

Apesar de deslumbrante com sua Catedral de Notre-Dame-du-Port e seu famoso vulcão adormecido de Puy de Dôme, Clermont-Ferrand ainda não é uma exceção à epidemia de drogas. Tomemos por exemplo os 230 quilos de resina de cannabis em malas marroquinas apreendidos pela polícia, ou os dois homens detidos na estação de trem com 1,5 quilos de cocaína em seus estômagos.

Para resolver isso, a filial do Mundo sem Drogas Clermont-Ferrand não permite ficar uma semana sequer sem sair às ruas de sua amada cidade e ir a áreas próximas para distribuir livretos A Verdade sobre as Drogas em lojas locais, que então os entrega aos clientes. Eles também montaram estandes nos mercados e nas ruas movimentadas para os visitantes levarem os materiais. “Como uma criança no Natal, abrindo um presente há muito desejado”, é como um voluntário do Mundo sem Drogas descreveu a expressão no rosto de um professor ao descobrir o Pacote Educativo do Mundo sem Drogas em um desses estandes.

A equipe atua em áreas de alto tráfico de drogas, incluindo a estação de trem e o bairro Saint-Jacques, onde a população imigrante é alvo de traficantes de drogas.

Qualquer pessoa pode se juntar ao Mundo sem Drogas, desde que tenha entusiasmo por livrar sua região das drogas, assim como fez um voluntário, um ex-alcoólatra. Depois de vencer sua dependência, ele agora está determinado a impedir que outros caiam na mesma armadilha. Com quase 70 anos, ele vai dedicadamente de loja em loja e de pessoa para pessoa, com livretos na mão.

A equipe atua em zonas de alto tráfico de drogas, incluindo a estação de trem e o bairro de Saint-Jacques, onde a população de imigrantes é alvo de traficantes de drogas. Todos os estilos de vida vêm ao seu encontro — policiais à procura de soluções, a mãe com um filho dependente de heroína a quem ela está determinada a ajudar, o cliente cotidiano e adolescentes à procura de “diversão”. A equipe distribuiu mais de 42.000 livretos com a ajuda de mais de 1.000 lojas desde 2017, e continuará a criar uma cidade sem drogas divulgando a verdade.


FATOS

FATOS DE ABUSO DE ÁLCOOL

É hora de mostrar às pessoas a verdade sobre o álcool. Aqui estão os fatos:

30%

DE MORTES

por acidentes automobilísticos são devido ao consumo de álcool

200

PROBLEMAS DE SAÚDE

em todo o mundo, como doença do fígado, canceres e lesões, que aumentam pelo consumo de álcool

4.700

MORTES DE ADOLESCENTES

num ano nos Estados Unidos devido ao álcool — mais do que todas as drogas ilícitas combinadas

80.000

MORTES POR ANO

nos EUA são devido a causas relacionadas ao consumo de álcool

17 milhões

DE ADULTOS

internacionalmente são diagnosticados com dependência de álcool


SALVE VIDAS JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger nossa juventude e o futuro dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.