UM POLICIAL DA PATRULHA ESCOLAR “MOSTRA COMO”

O policial Joe Comegna passa muito poucas horas preciosas com os estudantes para tirá-los das drogas. Aqui ele diz como faz isso.

O policial Joe Comegna adora ser capaz de dar às crianças o que precisam para o futuro. Ele também é um Chefe Escoteiro dos Escoteiros da América e treinador de lacrosse.

Toda a minha família é da polícia: meus dois irmãos mais novos, meu pai e meu tio. Eu queria servir a minha comunidade, ajudar as pessoas”, disse o policial Joe Comegna quando começamos a nossa entrevista com ele. Um Policial de Patrulha Escolar no Departamento de Polícia do Condado de Baltimore, no estado de Maryland, Comegna é um policial juramentado encarregado de criar um ambiente de aprendizagem para crianças e para a educação antidrogas nas escolas. Centenas de Patrulheiros nos Estados Unidos e em outros países usam A Verdade sobre as Drogas em suas lições.

Mas os Patrulheiros estão frequentemente limitados pela quantidade de tempo que têm para este trabalho, já que professores com um currículo completo só podem ceder um pouco de tempo.

Então, como ele faz isso? Comegna fez um movimento inteligente. “Como sei que eles têm uma unidade sobre as drogas na turma de saúde, o professor e eu nos unimos”, disse Comegna. “Eu fui e disse: ‘Olha, esse é provavelmente o lugar mais lógico para encaixar esse assunto’. O professor de saúde deu a Comegna dois períodos de 90 minutos que parece muito, mas não é quando você tenta destilar 19 horas de A Verdade sobre as Drogas sem perder nada essencial.

“Eu tenho 180 minutos e no primeiro ano eu meio que me sobrecarreguei, tentando passar todo o programa. Não consegui.”

Ele decidiu abordar o tema “como um professor faria” cortando o programa ao que é mais relevante para a juventude a que ele estava ensinando. Ele descobriu quais drogas eram mais acessíveis a essa escola e, aí ele costumava começar com maconha e álcool, depois de pesquisar, ele mudou para começar com as drogas prescritas, opiáceos e heroína e depois voltar à maconha, álcool e depois os sintéticos.

“Mudo isso a cada ano para me manter a par das tendências atuais na nossa comunidade. É um programa ambicioso.”

Ele confia muito nos anúncios de utilidade pública “Eles Disseram/Eles Mentiram” e no documentário Pessoas Reais, Histórias Reais.

“Eu gosto de mostrar os anúncios, porque muitos desses são o fator de choque, especialmente sobre as drogas sintéticas”, diz ele. E do documentário ele diz: “As crianças hoje em dia não querem um cara ali de pé, em frente deles, falando por 90 minutos. Os DVDs os libertam disso e dão a eles uma experiência do mundo real”.

Ele começa suas apresentações passando a “Introdução” do documentário seguida por dois anúncios de utilidade pública na íntegra: “Um Tiro” e “Só uma Vez”. Então ele compartilha o que testemunhou como policial com as drogas na rua: “É tudo por dinheiro, os caras que vendem não ligam. Vocês vão ouvir isso nesse vídeo, prestem atenção e aprendam alguma coisa.”

“É isso que é bom quando se trabalha com crianças. Você pode mudar o resultado — você pode mudar o resultado da vida dessa pessoa.”

Ele então mergulha nas drogas mais predominantes, mostra o anúncio de opioides (“Analgésicos”) e o capítulo do documentário e compartilha sua própria experiência no campo, depois responde às perguntas da classe.

Ele continua esse padrão com cada droga de cada vez. “Nesses 180 minutos, eu normalmente sou capaz de tratar de cinco ou seis dos segmentos e os anúncios de utilidade pública, então isso dá 7 ou 8 vídeos a cada vez que eu faço isso.

“É ótimo ser capaz de dar às crianças o que precisam para o futuro. Como policial, a gente chega normalmente no fim do jogo com as pessoas. Mas com as crianças, a gente pode começar do início.

“Quando vi as pesquisas depois, fiquei surpreso com o quanto prestaram atenção. Algumas delas preenchem toda a pesquisa, escrevem nas margens e escrevem no topo. É isso que é bom quando se trabalha com crianças. Você pode mudar o resultado — você pode mudar o resultado da vida dessa pessoa.”


SALVE VIDAS JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.