A maior parte destes produzem efeitos semelhantes aos anestésicos, deixando as funções do corpo lentas. Depois de um barato inicial e da ocorrência de perda da inibição, a pessoa fica sonolenta, tem tonturas, dor de estômago e agitação.
Os produtos químicos são absorvidos rapidamente pelos pulmões, vão para a corrente sanguínea e chegam rapidamente ao cérebro e a outros órgãos, causando às vezes dano físico e mental irreversível.
Os usuários inalam os vapores químicos diretamente de recipientes abertos ou respiram os vapores de panos embebidos em produtos químicos. Alguns usuários borrifam as substâncias diretamente no nariz ou na boca ou as borrifam no pescoço, mangas ou punhos e as cheiram periodicamente. O usuário pode inalar vapores de substâncias de dentro de um saquinho plástico ou de papel. Cheirar desde uma área fechada, como no caso do saquinho, aumenta grandemente as possibilidades de asfixia.
Os “lolós” e os “lança-perfumes” que são vendidos em shows e casas noturnas são compostos de produtos químicos venenosos que podem prejudicar permanentemente o corpo e o cérebro.