Inalantes

O QUE SÃO OS INALANTES?

O termo “inalantes” refere-se aos vapores de substâncias tóxicas que são inaladas para se ter um “barato” rápido. Há mais de mil produtos para uso doméstico e outros produtos comuns que podem ser usados de forma abusiva como inalantes, destes os mais usados são: graxa de sapatos, cola de sapateiro, tolueno1, gasolina, fluído de isqueiro, óxido nitroso2 ou “branquinho” (corretivo líquido), tinta em spray, produtos de limpeza, nitrito de amila3, lança-perfume, aromatizadores de vestuários e o tíner ou outros solventes de tinta.

A maior parte destes produzem efeitos semelhantes aos anestésicos, deixando as funções do corpo lentas. Depois de um barato inicial e da ocorrência de perda da inibição, a pessoa fica sonolenta, tem tonturas, dor de estômago e agitação.

Os produtos químicos são absorvidos rapidamente pelos pulmões, vão para a corrente sanguínea e chegam rapidamente ao cérebro e a outros órgãos, causando às vezes dano físico e mental irreversível.

Os usuários inalam os vapores químicos diretamente de recipientes abertos ou respiram os vapores de panos embebidos em produtos químicos. Alguns usuários borrifam as substâncias diretamente no nariz ou na boca ou as borrifam no pescoço, mangas ou punhos e as cheiram periodicamente. O usuário pode inalar vapores de substâncias de dentro de um saquinho plástico ou de papel. Cheirar desde uma área fechada, como no caso do saquinho, aumenta grandemente as possibilidades de asfixia.

Os “lolós” e os “lança-perfumes” que são vendidos em shows e casas noturnas são compostos de produtos químicos venenosos que podem prejudicar permanentemente o corpo e o cérebro.

  1. 1. tolueno: um líquido incolor usado como solvente e como um combustível.
  2. 2. óxido nitroso: um gás incolor de odor doce que se usa como anestésico.
  3. 3. nitrito de amila: um líquido amarelo-claro usado para abrir ou dilatar vasos sanguíneos que às vezes é usado como inalante.


NOMES POPULARES

INALANTES Aerossol Cheirinho Lança Loló Cola Cheirinho da Loló Lança-perfume Cola de sapateiro Gás hilariante Cheirinho do morro Gás do riso Óxido nitroso Acetona Gasolina Spray Esmalte de unhas Tíner Laquê Solvente Propelente Branquinho Tintas Éter Removedores Vernizes Silicone para carro Gás de buzina Butano Cola para tacos Álcool Gás anestésico Tolueno Gás propano Desodorantes Gás freon Gás de Extintor de Incêndio