A VERDADE SOBRE O FENTANIL

Uma dose letal de heroína (à esquerda) e uma dose letal de fentanil (à direita).

O que faz do parente sintético da heroína, o fentanil, uma das drogas mais mortíferas do mundo?

“Traficantes de drogas estão misturando cocaína e heroína com fentanil, e jovens adultos estão morrendo em grandes números. É uma epidemia. Terrível”, diz uma enfermeira registrada da Nova Zelândia. De fato, embora tenha havido uma tendência de queda nas mortes só por opiáceos prescritos, as mortes por overdose por fentanil aumentaram drasticamente, 540% em três anos.

O fentanil é um analgésico opioide sintético, prescrito para tratar de dores graves. Este é um parente da heroína, mas muito mais fatal, porque é muito mais forte: 50 vezes mais potente do que a heroína, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. A foto da esquerda mostra uma dose letal de heroína, cerca de 30 miligramas, comparado ao fentanil, uma dose de apenas 3 miligramas. De fato, os socorristas que respondem às chamadas por overdose têm que ser cuidadosos: simplesmente tocar ou inalar pode ser mortal.

O fentanil deve sua potência à heroína devido a diferenças na estrutura química. Ambos os produtos químicos se conectam com o “receptor opioide mu” no cérebro. Mas o fentanil chega lá mais depressa do que a heroína porque ele passa mais facilmente através da gordura no cérebro. Ele também se agarra ao receptor com tanta força que não é preciso muito para desencadear os efeitos de opioides no corpo.

Como o fentanil é um pó fino, é fácil de misturar em outras drogas. Parece idêntico à heroína, então os usuários injetam heroína misturada com fentanil, não sabem que estão injetando uma dose letal até que seja tarde demais.


QUEREMOS Realmente RECEBER NOTÍCIAS SUAS

Professores e educadores que usam A Verdade sobre as Drogas têm muito a dizer sobre como a juventude responde ao programa. Aqui está o feedback mais recente.

PROFESSOR DE SAÚDE

“Adoro esse programa. Os estudantes realmente analisam o que é um verdadeiro usuário de drogas experiente e quais são as consequências do uso, no passado e agora. E é muito poderoso. Obrigado por distribuir isso!”

PROFESSOR DE FAMÍLIA E CIÊNCIAS DO CONSUMIDOR

“Obrigado por tudo o que vocês e as pessoas do Mundo sem Drogas fazem. Acho que o programa é o melhor que já usei.”

POLICIAL DE PATRULHA ESCOLAR

“Não tenho palavras para descrever o quão impressionado estou com os livretos que me enviaram. As crianças me dão feedback positivo, bem como os pais. Eu até tenho um estudante do ensino fundamental que compartilhou a informação com a irmã mais velha na escola do ensino médio.”

ORIENTADOR PEDAGÓGICO

“Esses materiais são atuais, envolventes, acessíveis e espetaculares! Os meus alunos estavam completamente interessados enquanto assistiam aos capítulos do documentário, o que provocou vários debates significativos. Os meus alunos também realmente gostaram de ter as suas próprias cópias dos livretos de informação e muitos tomaram o tempo para ler novamente e ler mais.”

PROFESSOR DE SAÚDE E LIDERANÇA

“O seu programa tem sido uma bênção e uma dádiva maravilhosa para mim e os meus alunos. Esse é apresentado de uma maneira que os meus alunos aceitam sem hesitações. Eu não tenho um orçamento para a minha turma de saúde. Quaisquer recursos que eu uso saem do meu bolso. O seu currículo gratuito é inestimável.”

PROFESSOR DE SAÚDE

“Deem aos seus doadores o meu obrigado. O seu material tem sido a melhor informação fácil de usar com adolescentes que tenho usado nas minhas aulas!”


FATOS

A VERDADE SOBRE AS DROGAS
A Verdade sobre as Drogas inclui uma gama completa de materiais educacionais.

14

LIVRETOS

ensinando a verdade sobre as drogas mais comummente consumidas e o que elas fazem

17

VÍDEOS CURTOS

dissipando as mentiras mais comuns que os traficantes dizem a usuários potenciais

111

MINUTOS

do documentário, com a participação de ex-dependentes químicos que compartilham suas histórias

22

IDIOMAS

em que se traduziu e disponibilizou A Verdade sobre as Drogas.

16

MILHÕES DE LIVRETOS

distribuídos só no último ano


SALVE VIDAS JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.