Leitura: O que é a Cocaína?
O QUE É A COCAÍNA?
A palavra cocaína se refere à droga na forma de pó ou de cristal1. O pó é geralmente misturado com substâncias como amido de milho, pó de talco e/ou açúcar ou outras drogas do tipo procaína (um anestésico local) ou anfetaminas.
Extraída das folhas de coca, a cocaína foi originalmente desenvolvida como um analgésico. É mais frequentemente cheirada, sendo o pó absorvido pela circulação sanguínea através dos tecidos nasais. Ela também pode ser ingerida ou esfregada nas gengivas.
Os usuários a injetam para que a droga seja absorvida mais rapidamente pelo corpo, mas isto aumenta substancialmente o risco de overdose. Inalar como fumaça ou vapor acelera a absorção com menos riscos para a saúde do que uma injeção.
Um pó branco mortal
A cocaína é uma das drogas mais perigosas conhecidas pelo homem. Uma vez que a pessoa comece a usar cocaína é comprovado que é quase impossível se livrar dela física e mentalmente. Fisicamente, estimula os receptores-chave (terminações nervosas que sentem as alterações no corpo) do cérebro que, por sua vez, cria uma euforia à qual os usuários rapidamente desenvolvem tolerância. Apenas o uso de doses mais elevadas e mais frequentes podem causar o mesmo efeito.
Hoje em dia, a cocaína é um empreendimento multibilionário mundial. Os usuários são de todas as idades, ocupações e níveis econômicos, até mesmo crianças tão novas quanto 8 anos de idade.
O uso da cocaína pode levar à morte por insuficiência respiratória, hemorragia cerebral (sangramento no cérebro) ou ataque cardíaco. Filhos de mães que são dependentes de cocaína já nascem sendo dependentes químicos. Muitos sofrem de defeitos congênitos e de muitos outros problemas.
Apesar dos perigos, o uso da cocaína continua a aumentar — provavelmente porque os usuários descobrem ser muito difícil escapar dos primeiros passos dados na estrada longa e sombria que leva ao vício.
- 1. Na forma de cristal, é chamada de crack. Para mais informação veja A Verdade sobre o Crack nesta série.