Leitura: O que é o Ecstasy?
O QUE É O ECSTASY?
O ecstasy foi originalmente desenvolvido pela companhia farmacêutica Merck em 1912. Na sua forma original, era conhecido como “MDMA”. O MDMA foi usado em 1953 pelo Exército dos Estados Unidos em testes psicológicos de guerra, e então ressurgiu nos anos 60 como medicamento de psicoterapia para “reduzir inibições1”. Mas foi só nos anos 70 que o MDMA começou a ser usado como droga de festa.
No início dos anos 80, o MDMA era promovido como “o que há de melhor na busca contínua pela felicidade por meio da química”, e a “droga da moda” em muitas festas de fim de semana. Ainda lícito em 1984, o MDMA era vendido sob a marca “ecstasy”, mas em 1985 foi banido devido a preocupações com a segurança.
Desde o final dos anos 80, o ecstasy tornou-se um termo de “marketing” genérico para os traficantes, que vendiam drogas “tipo ecstasy” que podem, de fato, conter muito pouco ou nenhum MDMA. E embora o próprio MDMA possa produzir efeitos adversos perigosos, aquilo que hoje em dia é chamado de ecstasy pode conter uma ampla mistura de substâncias — desde LSD, cocaína, heroína, anfetaminas e metanfetaminas até veneno de rato, cafeína, vermífugos para cães, etc. Apesar das marquinhas bonitinhas que os traficantes colocam nos comprimidos, isto é o que faz o ecstasy particularmente perigoso, um usuário nunca sabe realmente o que está tomando. Os perigos aumentam quando os usuários aumentam a dose em busca do barato anterior, sem saber que podem estar consumindo uma combinação de drogas totalmente diferente.
O ecstasy é mais comum em comprimidos, mas também pode ser injetado e usado de outras formas. O ecstasy líquido é na verdade GHB, um depressivo do sistema nervoso — uma substância encontrada nos materiais de limpeza de esgotos, removedores e desengordurantes.
- 1. inibições: ideias ou regras que tendem a impedir uma pessoa de fazer alguma coisa.