3.1 Leia o livreto

Leitura: Dabbing e Mooking

DABBING

O THC extraído em forma de óleo pode ser evaporado até virar uma substância viscosa ou cera pegajosa que é fumada ou, mais popularmente, vaporizada. Essa substância pegajosa pode ser ainda mais refinada até se parecer a um vidro duro, o que é muitas vezes chamado de “shatter”.

Essa forma concentrada de maconha é aquecida rapidamente numa superfície muito quente, vaporizada e depois inalada através de um aparelho especial, às vezes chamado de “dab rig” ou “oil rig”. Esse processo chama-se dabbing.

OS EFEITOS DO DABBING

Quando uma pessoa dá um “trago” concentrado pelo dab, os efeitos físicos e mentais que acontecem com fumar maconha são intensificados.

O conteúdo de THC nos dabs varia de 60% a tão elevado quanto 90%.7

Concentrados de maconha são tão novos em cena que os seus efeitos nocivos ainda não foram estudados. No entanto, médicos e especialistas no consumo de drogas estão observando que os efeitos mentais prejudiciais criados pela maconha comum são ampliados nos concentrados de maconha.

Usuários têm relatado que essa forma de maconha pode criar surtos psicóticos, alucinações (ver e ouvir coisas que não existem) e a ter sensações como insetos rastejando debaixo da pele.8

Como esses concentrados são muito fortes, tem havido diversas ocasiões em que as equipes do 911 tiveram que ser chamadas devido a overdoses de cannabis.


MOOKING

Fumar tabaco e maconha juntos num bong é conhecido como mooking.

Os elementos químicos de tabaco e maconha atuam sobre o sistema nervoso e afetam a mente e o corpo. Alguns desses efeitos colaterais não podem ser revertidos.9 Sabe-se que fumar causa doenças pulmonares que faz a pessoa necessitar de tubos de oxigênio 24 horas por dia. Quando isso ocorre, a pessoa já não é capaz de realizar a atividade normal. Coisas simples como andar do quarto ao banheiro são quase impossíveis devido à grave falta de ar.9

“Eu acabei no hospital psiquiátrico porque em 10 dias dormi um total de 10, 15 horas.”