ENSINANDO OS 1,3 BILHÃO DE INDIANOS A VIVER SEM DROGAS

Vasu Yajnik-Setia (à direita) e membros das suas 31 filiais ensinam à Índia a verdade sobre as drogas em 19 estados, como aqui na Feira de Orientação Profissional Sikh.

O Mundo sem Drogas, Índia, lançado em 2016, cresceu rapidamente para uma rede de 31 grupos em 19 estados indianos, tudo com o propósito de ensinar a juventude da Índia a levar vidas sem drogas.

“Tem muita maconha. É uma coisa cultural, parte de um festival muito popular chamado ‘Festival das Cores’, diz Vasu Yajnik-Setia, Diretora Executiva do Mundo sem Drogas Índia. O festival, também conhecido como Holi, é um dia celebrado na Índia em que se cobre os amigos, família e até mesmo estranhos com pó colorido. Também inclui frequentemente o consumo de “bhang”, uma bebida de cannabis. Como planta preferida de Shiva, o Deus Indiano da Destruição, não é de se surpreender que a maconha é uma força dominante no tráfico de drogas ilícitas da Índia.

Para contrariar essa situação, Vasu formou seu primeiro grupo do Mundo sem Drogas em Nova Deli em finais de 2016. Eles rapidamente chegaram às ruas. “Identificamos Raahgiri (uma iniciativa dos cidadãos para recuperar as suas ruas) como uma boa plataforma para começar a disseminação”, diz ela.

Além de distribuição na rua, Vasu também criou uma equipe de palestrantes que visitam escolas e grupos que realizam seminários do Mundo sem Drogas, incluindo estudantes sem privilégios da Fundação Sunaayy e da Escola Pública Rao Ram Singh que têm o lema, “conhecimento, serviço e caridade”. Há também semestralmente a Feira de Orientação Profissional Sikh onde os estudantes do ensino médio e professores adquirem materiais e assinam a promessa para um mundo sem drogas. “Como o primeiro contato de uma criança com as drogas pode acontecer em qualquer idade, a solução é chegar até ela antes dos traficantes. Mas em um país de 1,3 bilhão de pessoas, um grupo simplesmente não é suficiente.

“Eu percebi logo que para materializar o meu sonho de trazer o Mundo sem Drogas para toda a Índia, eu precisava ir além das linhas de operações existentes. Comecei a recrutar toda e qualquer pessoa”, diz Vasu. A sua filial cresceu para seis grupos na área de Nova Delhi, capital da Índia com cerca de 18,9 milhões de habitantes. Isso incluiu a equipe Dwarka no South West Delhi que treinou 250 cadetes da polícia com A Verdade sobre as Drogas e depois chegou a treinar outros.

Não demorou muito para que isso se expandisse com grupos surgindo em todos os cantos da Índia, do estado de Telangana no sul, ao grupo estadual de Gujarat na costa oeste da Índia e ao norte até a “Blue City” de Jodhpur, no estado de Rajasthan, onde o líder do grupo trabalha no Departamento de Controle de Narcóticos da Índia.

Como Vasu afirma: “O meu objetivo é ter uma Índia sem drogas”, e agora, com 31 grupos em 19 estados, que já treinaram 125.000 pessoas nos primeiros 14 meses da filial, ela preparou o terreno para alcançar isso.


Você está salvando vidas com o ensino de A Verdade sobre as Drogas? Conte para Nós.

ENTRANDO EM AÇÃO
Ensinar a Verdade sobre as Drogas?

Você gosta de ler histórias de prevenção de drogas e implementação de educação antidrogas em todo o mundo? Você já se perguntou se a sua história poderia ser contada?

O Mundo sem Drogas é uma rede global de educadores, policiais, especialistas em prevenção de drogas, pais e voluntários, todos ligados pelo uso dos materiais de A Verdade sobre as Drogas e um propósito em comum de orientar as pessoas para uma vida sem drogas. Enquanto você lê isso, você já se torna parte da equipe.

Se você usou com sucesso os materiais ou o currículo de A Verdade sobre as Drogas e gostaria de compartilhar seus desafios e sucessos com outras pessoas, gostaríamos de ouvir a sua opinião. A sua história tem o potencial de ser destaque em uma newsletter futura.

Por favor, envie a sua história e fotos. A sua experiência pode inspirar outras pessoas a se unirem a nós no ensino da verdade sobre as drogas em todo o mundo.

Aguardamos notícias suas!


SALVE VIDAS JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar gratuitamente os nossos materiais educativos para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.