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| CANADÁ | 3 DE SETEMBRO DE 2023 |

Como uma Educadora Chega às Crianças com a Verdade Sobre as Drogas

Melanie Parisella, uma educadora em Yellowknife, Canadá, partilha como usa o programa A Verdade Sobre as Drogas para chegar às crianças antes que seja demasiado tarde.
A educadora Melanie Parisella usa o currículo do Mundo Sem Drogas para chegar aos seus alunos antes que os traficantes o façam.
A educadora Melanie Parisella usa o currículo do Mundo Sem Drogas para chegar aos seus alunos antes que os traficantes o façam.

Melanie Parisella é uma professora do ensino básico e secundário na cidade de Yellowknife, Canadá, e acredita que não há adolescentes maus, apenas más escolhas. Ela partilha como usa os materiais educativos sobre drogas do Mundo Sem Drogas para dar aos estudantes as ferramentas de que precisam para fazerem melhores escolhas agora e no futuro.

“Não acredito em simplesmente dizer às crianças: ‘Não consumas drogas.’ Precisamos de tornar estas lições eficazes, interessantes e significativas. Os adolescentes precisam de ser educados, mas também precisam de se educar a si mesmos sobre a verdade acerca de cada droga e as possíveis consequências associadas ao consumo de drogas. Partilhar a sua própria experiência com a toxicodependência, a investigação pessoal e as discussões pode ajudar os adolescentes a tomar a decisão de se manterem afastados das drogas. Mas também lhes dá ferramentas para ajudar os colegas que seguiram o caminho errado.”

Parisella não fornece necessariamente lições semanais sobre os perigos do consumo de drogas, mas, ao referir notícias relacionadas com drogas na comunidade, no Canadá e em todo o mundo, mantém a discussão em curso e envolve os seus alunos no assunto.

“Normalmente, começo com um conjunto de lições sobre o álcool e depois avanço para canábis. Vemos os vídeos e, com um parceiro, os estudantes têm de fazer um projeto sobre uma das drogas e partilhá-lo com os seus colegas. Eles leem o folheto associado à droga que selecionaram e fazem a sua própria pesquisa. Temos discussões. Também convidamos convidados especiais, sempre que possível. Os folhetos também estão disponíveis para ler durante o período de leitura e são geralmente populares.

“Nas artes da linguagem, os alunos aprendem a escrever textos informativos e têm de escrever sobre as drogas da sua escolha para o exame de meio de semestre. Muitos dos seus textos foram publicados no jornal da nossa comunidade francesa.

“Os alunos estão interessados nas aulas e admitem que não faziam ideia de quão perigosas são algumas destas drogas e de quão rapidamente uma pessoa pode ficar viciada. Um aluno escreveu: ‘Passei por muitos traumas, por isso acabei por me envolver com algumas pessoas más. Mas quando nos ensinou sobre o álcool e as drogas, isso ajudou-me a manter o controlo e a ter a capacidade de dizer não, apesar da imensa pressão dos colegas que ocorre.’

“Infelizmente, há estudantes que vêm de um lar onde as drogas e o álcool fizeram parte da sua vida diária. Digo-lhes sempre que não estou ali para criticar a sua família e entes queridos, mas para os ajudar a compreender melhor o impacto das drogas na sua saúde. A minha meta é que eles tenham o conhecimento e a informação correta para fazerem escolhas mais saudáveis à medida que crescem.”

Se é um educador e, como Melanie Parisella, deseja sensibilizar para os perigos das drogas, encomende o Pacote Educacional A Verdade Sobre as Drogas em NaoAsDrogas.pt.