UMA ALIANÇA PARA ACABAR COM O ABUSO DE DROGAS NAS FILIPINAS

Os oficiais da Polícia Nacional das Filipinas completaram seu treinamento como instrutores e treinadores do Mundo sem Drogas.

Num país assolado pelo tráfico internacional de drogas e pelo abuso de drogas interno, a equipe nacional de polícia se uniu à Fundação para um Mundo sem Drogas para orientar a solução.

Com “fronteiras porosas” e as brechas de seu arquipélago, as Filipinas são um alvo fácil explorado pelos traficantes de drogas. Esse é um país consumidor de drogas e um centro de translado de metanfetaminas das quais possui a maior taxa de uso no Leste Asiático. De acordo com o Conselho de Drogas Perigosas, 1,8 milhão de filipinos estão usando drogas ilícitas.

“As drogas são um grande problema nas Filipinas — é simplesmente uma calamidade”, diz o Embaixador do Mundo sem Drogas, Robert Anderson. “Há um grande impulso antidrogas no país, e os policiais são os que estão nas ruas, por isso querem A Verdade sobre as Drogas.”

Anderson organizou um treinamento-piloto de dois dias e meio, para 100 policiais da Polícia Nacional das Filipinas (PNP) em 2016. O General Benjamin Macalong, Vice-Diretor de operações da PNP, oficializou o lançamento.

Os oficiais aprenderam a transmitir o conteúdo da Verdade sobre as Drogas e a esclarecer perguntas difíceis feitas pelos jovens e situações da vida real. Presume-se que todos os policiais sejam especialistas em drogas, mas não é bem assim, como diz um oficial da PNP: “Como um bom pai que não bebe nem fuma cigarro, eu não sei sobre drogas ilícitas... Este seminário é muito importante para mim.”

Além de aprender a transmitir o currículo do programa, os oficiais treinaram para serem treinadores, assim, quando eles voltaram para suas respectivas comunidades, foram então capazes de treinar mais policiais para fazerem o mesmo. Para aumentar a prestação desse serviço, cada graduado recebeu um exemplar de A Verdade sobre as Drogas em inglês e em tagalo. Ao voltar para casa, iniciaram a entrega imediata para escolas locais e grupos comunitários.

Após esse projeto-piloto bem-sucedido, a PNP formou uma parceria oficial com o Mundo sem Drogas para uma implementação nacional de A Verdade sobre as Drogas. Depois de ver esse projeto-piloto, a Agência de Controle de Drogas das Filipinas e o Conselho de Drogas Perigosas juntaram-se ao treinamento seguinte realizado em julho de 2017 para 107 pessoas, que começaram imediatamente a prestar o serviço.

Desde o início do problema das drogas, oficiais e funcionários se formaram com esperança e um propósito. Como um deles expressou: “Ter esse tipo de treinamento me deixou abismado e me deu o propósito para fazer alguma coisa a esse respeito, algo que pode ser benéfico para os jovens. (...) Muito Obrigado aos membros da Fundação para um Mundo sem Drogas por nos ajudar e apoiar o povo Filipino a erradicar o abuso de drogas.... Isso é algo digno de se valorizar e lembrar.”


ENTRANDO EM AÇÃO
A sua História Pode Ser Contada

Você gosta de ler histórias de prevenção de drogas e implementação de educação antidrogas em todo o mundo? Você já se perguntou se a sua história poderia ser contada?

O Mundo sem Drogas é uma rede global de educadores, policiais, especialistas em prevenção de drogas, pais e voluntários, todos ligados pelo uso dos materiais de A Verdade sobre as Drogas e um propósito em comum de orientar as pessoas para uma vida sem drogas. Como você está lendo isso, você já faz parte da equipe.

Se você usou com sucesso os materiais ou o currículo de A Verdade sobre as Drogas e gostaria de compartilhar seus desafios e sucessos com os outros, nós gostaríamos de saber qual seria a possibilidade de você ser apresentado em uma futura newsletter.

Fale Conosco. Nós o entrevistaremos por telefone ou e-mail conforme necessário e depois vamos escrever a sua história.

Estamos esperando notícias suas!


FAÇA UMA DOAÇÃO

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.