“CYCLORUN” DO MUNDO SEM DROGAS MUDA A ATITUDE DE UMA NAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS DROGAS

Os atletas partem da cidade de Moravské Budějovice, juntamente com as crianças em idade escolar.

Há quinze anos consecutivos, corredores e ciclistas se reúnem para uma maratona em apoio a uma vida sem drogas e contribuem para uma queda nacional nas taxas de uso de drogas.

A República Tcheca está inundada de drogas. De uma população de 10 milhões de pessoas, suspeita-se que até 80.000 sejam usuárias crônicas de drogas. E com 28 por cento da população consumindo maconha — mais de 60.000 usando diariamente — a República Tcheca é um dos países que mais consomem maconha do que qualquer outro país na Europa.

Vlastimil Špalek reconheceu que a única resposta real era uma educação eficaz sobre drogas. Ele decidiu tomar uma posição pessoal para deter a epidemia e usar esportes e atletismo como o veículo para sua mensagem livre de drogas.

Foi assim que em 2003, Špalek e sua equipe lançaram um evento nacional chamado “Corrida para uma República Tcheca sem drogas”. Os maratonistas correram de cidade em cidade, distribuindo os livretos A Verdade sobre as Drogas. Ao ver os resultados, Špalek percebeu que os jovens queriam muito uma informação honesta sobre drogas, e decidiu expandir o alcance da campanha acrescentando um segundo elemento: a bicicleta. Assim nasceu o primeiro “Cyclorun”.

Neste ano, o 15º Cyclorun anual começou na cidade de Orlová e terminou 12 dias e 1.250 km depois. Os atletas visitaram 38 cidades e alcançaram mais de 120.000 jovens e cidadãos tchecos com a verdade sobre as drogas. Isso foi além de alcançar cerca de 3 milhões de pessoas por jornal, televisão, rádio e Internet. Em cada cidade, autoridades locais participaram assinando uma declaração “Diga Não às Drogas”.

Vlastimil Špalek reconheceu que a única resposta verdadeira era uma educação eficaz sobre drogas. Ele decidiu tomar uma posição pessoal para deter a epidemia e usar esportes e atletismo como o veículo para sua mensagem livre de drogas.

Depois de anos de trabalho árduo, eles mudaram a atitude em relação às drogas no país — o governo agora defende a educação sobre drogas e apoia o Mundo sem Drogas.

Mais significativamente, o uso de drogas em todo o país diminuiu: de acordo com o relatório anual do governo, o número de dependentes de drogas pesadas caiu pela primeira vez em oito anos, e o consumo de álcool entre as crianças menores de 16 anos também diminuiu.

“É isso que é realmente importante”, diz Špalek. “Eu sabia que este programa tinha o potencial de salvar inúmeras vidas. Tem mesmo. E é por isso que eu nunca desisti da minha luta contra as drogas.”


FATOS

O QUE SE PODE FAZER NUM ANO
Quantas pessoas podem ser educadas num ano? Aqui estão os resultados do Mundo sem Drogas em 12 meses.

187

CANAIS DE TELEVISÃO

veicularam nossos anúncios de utilidade pública sobre prevenção de drogas Eles Disseram/Eles Mentiram para uma estimativa de 113 milhões de pessoas.

5.024

ESCOLAS

em todo o mundo receberam os materiais do Mundo sem Drogas ou palestras que acabam com os mitos sobre as drogas e expõem a verdade.

236.164

ESTUDANTES

aprenderam A Verdade sobre as Drogas e foram capacitados com informação para escolherem vidas sem drogas.

21.119.024

INTERNAUTAS

acessam o site DrugFreeWorld.org para receberem recursos de educação antidrogas gratuitos e eficazes.

222.998.328

PESSOAS

alcançadas só no ano passado com distribuições de livretos, seminários educacionais e mídia.


FAÇA UMA DOAÇÃO

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.