Criar uma Bélgica Sem Drogas
Julie Delvaux percorre a Bélgica de bicicleta para educar as pessoas sobre a Verdade Sobre as Drogas, criando parcerias eficazes para tornar a Bélgica livre de drogas.
A Bélgica é conhecida pela sua arquitetura, arte, cultura e gastronomia. No entanto, o país enfrenta um problema de abuso de álcool e drogas, o que leva a um aumento das taxas de criminalidade. As autoridades registaram mais de 285 000 crimes e 56 000 casos de tráfico de droga num só ano.
Mas Julie Delvaux tem outro plano: uma nação livre de drogas onde os jovens possam alcançar o seu pleno potencial. Embora tenha nascido em Bruxelas, Julie cresceu numa pequena cidade belga e desenvolveu uma paixão pelo ciclismo aos cinco anos de idade. Quando era adolescente, os seus amigos apresentaram‑lhe o álcool e a canábis, a droga ilícita número um na Bélgica. Julie apercebeu‑se rapidamente dos efeitos desastrosos da droga. “Senti que não tinha controlo sobre mim mesma”, diz ela. Com 17 anos, mudou‑se para Inglaterra, onde estava longe do álcool e das drogas e percebeu como se sentia muito melhor sem elas. Ela decidiu levar uma vida livre de álcool e drogas.
Quando regressou à Bélgica, Julie percebeu como era “normal” as pessoas no seu país consumirem drogas. Ela começou a procurar formas de lidar com o problema e foi apresentada à Fundação para um Mundo Sem Drogas durante um evento a que assistiu. “Adorei os materiais, que explicam de uma forma realmente factual o que são as drogas”, diz ela.
Julie decidiu usar estes materiais como parte de uma campanha de prevenção. Ela criou um grupo e montou bancas de informação por toda a cidade, onde distribuíram os folhetos A Verdade Sobre as Drogas a jovens, pais e educadores. Também encorajaram as pessoas a experimentar “óculos de simulação” que imitam os efeitos das drogas numa pessoa. Isto tornou‑se uma atração principal e as crianças assinaram prontamente um compromisso de levar uma vida livre de drogas depois de experimentarem a demonstração. “Estou apenas a apresentar‑lhes a verdade para que possam fazer a escolha certa”, diz Julie.
Encorajada pelo sucesso da campanha, Julie decidiu duplicar os seus esforços. Como as bicicletas são tão populares na Bélgica, ela combinou o seu amor de infância pelo ciclismo com a sua missão de espalhar a Verdade Sobre as Drogas. Ela e a sua equipa começaram um tour de bicicleta para chamar a atenção para a sua campanha. Cobriram a cidade de Antuérpia, um porto movimentado e o principal ponto de entrada de drogas na Bélgica. Lá, distribuíram folhetos a 2400 lojistas, que os receberam com entusiasmo e começaram imediatamente a entregar os folhetos aos seus clientes. “Eles são concisos e corretos, e muito acessíveis ao público”, disse um lojista.
“O meu propósito é dar a informação certa à juventude para que possam tomar a decisão certa e ficar livre de drogas.”
Através destes tours, Julie e a sua equipa distribuíram mais de 513 000 folhetos. “O meu propósito é dar a informação certa à juventude para que possam tomar a decisão certa e ficar livre de drogas”, diz ela.
Em seguida, Julie procurou formas de criar um efeito de onda. Ela convidou líderes cívicos para os seus eventos e eles vieram com os seus amigos e colegas. Em pouco tempo, ela criou mais de 50 parcerias comunitárias, trabalhando de forma eficaz para uma Bélgica livre das drogas.
Depois, ela foi para as ondas hertzianas. “Com estes materiais, podemos aumentar a consciência das pessoas e combater eficazmente as drogas”, diz o apresentador da Rádio Gold FM. Através de várias entrevistas na rádio e na televisão, jornais e artigos online, Julie partilhou a sua mensagem com mais de 1,3 milhões de pessoas, alcançando assim 11 por cento da população belga.
“Quero que os jovens escolham uma vida livre de drogas”, diz Julie. “E com cada folheto distribuído e cada quilómetro pedalado, estamos a criar esse movimento.”
Saiba mais sobre a missão da Julie em PT.Scientology.TV/JDelvaux.
SALVE VIDAS JOVENS
Apoie a Fundação para um Mundo Sem Drogas e ajude a proteger as vidas dos jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições permitem‑nos disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente a escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com os factos de que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.