ALCANÇANDO TODAS AS CRIANÇAS

Darren Tessitore (ao centro) tem trabalhado com milhares de grupos e indivíduos (tal como esses policiais de Massachusetts) para levar A Verdade sobre as Drogas à juventude.

Darren Tessitore está determinado a que cada criança nos Estados Unidos tenha A Verdade sobre as Drogas, e ele não está de brincadeira.

Quando Darren Tessitore, de Boston, tinha 15 anos, sete de seus amigos morreram por causa de drogas ou álcool: dois deles em acidentes de moto relacionados a drogas, quatro em acidentes de carro por conduzirem embriagados, um levou tiro ao tentar comprar cocaína e o outro foi morto pelo seu próprio pai apavorado enquanto o rapaz o atacava por estar sob influência de cocaína. “Eu decidi que não queria morrer, não queria seguir por essa estrada”, diz Tessitore. “É por isso que eu decidi que queria fazer alguma coisa sobre o problema das drogas na Terra, já que isso tem afetado a minha vida a um grau tão enorme.”

Quando a Fundação para um Mundo sem Drogas foi criada em 2006, Tessitore viu seu propósito e um caminho. “Queria levar o Mundo sem Drogas a todas as escolas do país. Eu queria chegar a todas as crianças que têm a idade que eu tinha.”

Suas palavras não eram vazias. Ele começou a encontrar instituições que teriam chegado a ele e aos amigos antes das drogas e álcool.

Com cerca de 29% de todos os acidentes de trânsito nos EUA estando ligados ao consumo de álcool e 16% de drogas, a primeira instituição que ele buscou foi as autoescolas. Requer-se que os instrutores ministrem duas ou três horas de ensino sobre drogas em seu currículo, então uma versão feita sob medida de A Verdade sobre as Drogas se encaixou perfeitamente.

Ele frequentou várias conferências de educação de motoristas, proporcionando materiais gratuitos, dando palestras-chave e ministrando seminários de treinamento. Ele foi recebido com entusiasmo. Os instrutores queriam mesmo passar essa informação para a juventude e estavam felizes por ter um parceiro nesses esforços.

“O vídeo foi particularmente benéfico para os alunos do colégio, porque eles recebem as informações a partir de jovens adultos que vivenciaram o problema e usaram drogas”, diz um executivo da Associação Americana de Educação sobre Segurança no Trânsito para Motoristas.

Tessitore e sua equipe agora participam ou fornecem materiais para todas as conferências nacionais e estaduais de curso para motoristas nos Estados Unidos. Essas são 18 por ano, e isso já é feito há sete anos consecutivos. E com materiais dados a mais de 10.000 instrutores até agora, muitos adolescentes estão adquirindo os fatos reais sobre as drogas antes de chegarem a estar atrás do volante.

No entanto, a maioria dos jovens tem contato com as drogas muito antes de ter idade suficiente para dirigir e Tessitore quer chegar a todos eles.

“Sempre trabalhei com a polícia” diz Tessitore. “Eles trabalham nas escolas e sua missão é ajudar as crianças. Eu gosto de pessoas assim.”

Esses policiais fazem parte da Patrulha Escolar, são policiais que fizeram um juramento e são encarregados de criar um ambiente de aprendizagem seguro para crianças. E como esses policiais têm um dever adicional de ensinar sobre as drogas, eles são grandes parceiros para alcançar todas as crianças.

“Se qualquer um de nós soubéssemos, não usaríamos. E eu acho que meus amigos não estariam mortos.”

O Mundo sem Drogas participa agora das conferências anuais da Associação Nacional de Patrulha Escolar nos últimos 11 anos, e agora Tessitore regularmente treina esses policiais para usar o programa.

Um membro da patrulha de Baltimore escreveu: “Eu incorporei A Verdade sobre as Drogas nas minhas apresentações sobre educação antidrogas nos últimos três anos. Obrigado por nos visitarem e abrirem os olhos dos meus companheiros da patrulha aqui no Condado de Baltimore sobre a preciosidade de A Verdade sobre as Drogas.”

Entusiasmado com o progresso até agora e com os amigos dedicados com que ele trabalha, Tessitore está mais determinado que nunca: “Eu realmente acho que podemos nos livrar das drogas. Uma vez que todos aprendam sobre o que as drogas são e o que fazem, eles não vão querer usá-las. Se qualquer um de nós soubéssemos, não usaríamos. E eu acho que meus amigos não estariam mortos.”


FAÇA UMA DOAÇÃO

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.