SAIS DE BANHO: UMA BREVE HISTÓRIA
As drogas conhecidas como Sais de Banho foram sintetizadas (criadas artificialmente) pela primeira vez na França, entre 1928 e 1929. Algumas destas drogas foram pesquisadas originalmente para potencial uso médico, mas a maior parte delas não foi bem-sucedida devido aos graves efeitos secundários, incluindo dependência. O abuso destas drogas começou na antiga União Soviética, durante a década de 1930 e 1940, onde foram usadas como antidepressivos. Também conhecidas como “Cat” e “Jeff”, elas ganharam popularidade nos EUA na década de 1990.
Entre 2004 e 2008, estas drogas foram usadas em Israel até que o ingrediente principal entrou para a lista de substâncias proibidas. Em 2007, a popularidade delas aumentou entre os dependentes químicos quando estas começaram a aparecer na Internet em fóruns sobre drogas.
Comprimidos de “Ecstasy”, analisados na Holanda em 2009, revelaram que mais de metade deles não continham a droga primária com a qual o Ecstasy está associado, mas continham drogas encontradas nos Sais de Banho.10
Em 2012, duas das drogas principais usadas em Sais de Banho entraram para a lista de substâncias proibidas nos EUA.11 No entanto, químicos clandestinos criaram depois novas variedades com fórmulas ligeiramente diferentes e as promoveram abertamente como Sais de Banho ou as empacotaram como “limpa-vidros” ou outros nomes.
REFERÊNCIAS
- “The Toxicology of Bath Salts: A Review of Synthetic Cathinones,” Jane M. Prosser, Lewis S. Nelson, Journal of Medical Toxicology, March 2012.
- Synthetic Drug Abuse Prevention Act of 2012.