POLÍCIA DA ÁFRICA DO SUL CORTA O CRIME PELA RAIZ

A polícia de Gauteng na África do Sul segura orgulhosamente seus certificados após a completação do Programa de Especialistas Antidrogas.

O treinamento dá ao Serviço de Polícia da África do Sul uma maneira de reduzir as drogas e o crime na nação, chegando aos jovens antes das drogas.

O Serviço de Polícia da África do Sul (SAPS) tem um trabalho e tanto. De acordo com a Autoridade Central de Drogas da África do Sul, o país “está entre os 10 maiores consumidores de narcóticos e de álcool do mundo, duas vezes mais que a média mundial”. E eles começam enquanto jovens, com a idade média de começo de uso de drogas sendo 12 anos, e uma tendência para ainda mais jovens.

O SAPS queria mudar isso, começando com a província de Gauteng, o lar das duas maiores cidades da nação: Pretória, a capital administrativa, e Joanesburgo, a cidade mais populosa. Gauteng também ocupa o segundo lugar entre todas as províncias sul-africanas por crimes relacionados às drogas e o primeiro lugar em acidentes na direção causados pelo consumo de álcool e drogas. Para criar uma verdadeira mudança, o SAPS sabia que precisava começar no início, alcançar os jovens antes das drogas, e assim parar crimes relacionados à demanda de drogas. Por que prendê-los quando você pode instruir com antecedência quanto ao verdadeiro dano causado pelas drogas?

O SAPS encontrou o parceiro perfeito para realizar isso com a Fundação para um Mundo sem Drogas na África do Sul. Começou no início de 2018, quando apresentaram o programa a uma sargento do Posto Policial Parkview em Joanesburgo. Ela preparou um programa de treinamento para seus policiais. Isso foi seguido de uma apresentação do programa ao Fórum Comunitário da Polícia (CPF do inglês Community Police Forum) do Posto Policial de Katlehong em Gauteng. O CPF é um grupo da polícia que pretende alcançar um controle mais eficaz do crime, reduzindo assim o medo do crime, melhorando a qualidade de vida e melhorando o serviço e legitimidade da polícia. Esses objetivos são alcançados por fazer com que a polícia e a comunidade trabalhem em conjunto. Assim, o treinamento de policiais para a implementação do Mundo sem Drogas foi iniciado na Província de Gauteng.

E esses policiais puseram mãos à obra, chegando às escolas e às suas comunidades. Depois de serem treinados, a polícia em Krugersdorp, por exemplo, deu palestras de educação sobre as drogas a 3.000 alunos em uma única semana.

Mas com uma população de 12 milhões de pessoas, era necessária uma abordagem mais sistemática. Assim, com base no conhecimento adquirido dos seminários até agora entregues, foi criado um Programa de Especialistas Antidrogas para ensinar à polícia todas as habilidades necessárias para dar uma instrução eficaz sobre as drogas.

Com o apoio da Coronel Mpho Annah Mofokeng, a Oficial de Recursos Humanos da Província do SAPS, o treinamento começou com determinação. A Igreja de Scientology de Joanesburgo North serviu como um local de encontro perfeito, e os grupos de 50 policiais foram treinados para usar o programa.

Esses policiais puseram mãos à obra, chegando às escolas e às suas comunidades. Depois de serem treinados, a polícia em Krugersdorp, por exemplo, deu palestras de educação sobre as drogas a 3.000 alunos em uma única semana.

Os estudantes incluíram as Unidades K9 (esquadrão de cães policiais) e Flying Squad (grupamento aéreo) e policiais cotidianos que fazem a sua ronda. Os graduados do programa saíram logo e prestaram o serviço. Entre eles estavam a soldado Ramafamba da Unidade de Prevenção ao Crime Social dando uma palestra de educação sobre as drogas a 900 adolescentes e a soldado Salinda dando seminários em um Orfanato Católico.

Um total de 2.031 soldados e policiais comunitários foram treinados, e depois realizaram mais de 60 eventos, chegando a mais de 130.000 pessoas. Eles prestaram o serviço em todos os municípios na província de Gauteng.

Os efeitos foram sentidos por toda a região, com os crimes relacionados às drogas caindo 16% em Daveyton, um município na Área Metropolitana de Ekurhuleni, 19% em Pretória e 30% no município de Tembisa.

Como a experiência-piloto foi um sucesso incrível, o SAPS aprovou agora o treinamento de 10.000 policiais para realmente mudar a face da África do Sul. “Temos de mudar a atitude”, disse a Coronel Mofokeng. “As pessoas estão morrendo por causa das drogas, e nós podemos mudar isso. Por isso, devemos mudar.”


SALVE VIDAS JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar gratuitamente os nossos materiais educativos para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.