A ÁFRICA DO SUL LEVANTA A VOZ PARA COMBATER A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E CRIANÇAS

O Mundo sem Drogas África do Sul se juntou à Marcha dos 100 Homens com milhares de pessoas de todo o país para combater a violência contra mulheres e crianças.

Foi demonstrado que a maioria da violência contra mulheres e crianças é alimentada pelas drogas, e é por isso que o Mundo sem Drogas se juntou à Marcha dos 100 Homens em Pretória, África do Sul.

A Marcha dos 100 Homens andou pelas ruas de Pretória, África do Sul, destacando o impacto da violência contra mulheres e crianças, pedindo o seu fim. Homens e mulheres de toda a África do Sul e de todos os estilos de vida juntaram-se à marcha: desde juízes e advogados a membros do clero de todas as fés, polícia, enfermeiros, funcionários públicos e, é claro, os voluntários do Mundo sem Drogas.

Como a Diretora Executiva do Mundo sem Drogas África do Sul, Carmen Margro, explica: “As pessoas tendem a pensar que podem resolver seus problemas usando drogas, e não se dão conta de que estão realmente fazendo eles ficarem muito, muito, muito piores. Descobri que cerca de 98% do abuso provém das drogas, álcool, alguma forma de dependência.”

A Organização Mundial de Saúde informa que: “Há fortes laços encontrados entre o consumo de álcool e a ocorrência de violência por parceiros íntimos em muitos países. A evidência sugere que o consumo de álcool aumenta a ocorrência e severidade de violência doméstica.” Já estava mais do que na hora do Mundo sem Drogas aderir ao movimento.

A marcha, liderada pela fanfarra da polícia, foi da Church Square aos gramados do lado sul do Union Buildings, a sede oficial do governo da África do Sul. A procissão poderia ter sido facilmente renomeada de Marcha de 1.000 Homens, já que mais de 1.000 pessoas marcharam de braços dados pelas ruas.

“As pessoas tendem a pensar que podem resolver seus problemas usando drogas, e não se dão conta de que estão realmente fazendo eles ficarem muito, muito, muito piores.”

Também se uniram ao movimento o ministro sul-africano da administração, o ministro da comunicação, o ministro das mulheres, o ministro da polícia e outros vice-ministros. O Comissário da Igualdade de Gênero, Mbuyiselo Botha, homenageou o ex-presidente Nelson Mandela e a ativista dos direitos humanos antiapartheid, Albertina Sisulu, como parte da mensagem da marcha, dizendo: “Nós também quisemos pôr os homens no centro do cenário para nos assegurarmos de que eles levantassem a voz para que a violência contra as mulheres não aconteça e para que eles não virassem a cara.”

No mês de março, o Mundo sem Drogas distribuiu mais de 5.000 livretos de A Verdade sobre as Drogas.


FATOS

USO DE DROGAS E ATLETAS

As drogas — desde as drogas ilícitas aos esteroides e desde analgésicos a álcool — destroem os nossos atletas.

67

%

dos levantadores de peso competitivos usaram esteroides anabolizantes durante suas carreiras

52

%

de jogadores de futebol americano que jogam profissionalmente nos Estados Unidos usam opioides em algum ponto de suas carreiras

71

%

desses atletas profissionais que usam opioides admitiram que os estavam usando incorretamente

28

%

dos atletas de faculdade usaram cannabis no ano passado

207

MILHÕES

de prescrições foram escritas para analgésicos opioides em um único ano em comparação com 76 milhões dos 8 anos anteriores


SALVE VIDAS JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar gratuitamente os nossos materiais educativos para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.