A FUNDAÇÃO PARA UM MUNDO SEM DROGAS ENCORAJA OS GOVERNOS A SE POSICIONAREM QUANTO À EDUCAÇÃO SOBRE AS DROGAS
Para comemorar o 26º Dia Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, a Fundação para um Mundo sem Drogas realizou uma conferência internacional on-line intitulada: “A Verdade sobre as Drogas: Preventiva. Informativa. Fatual. Apoiando os jovens para fazer escolhas saudáveis.”
A Fundação reuniu peritos em prevenção de drogas que falaram sobre por que a educação sobre as drogas é tão importante para o futuro dos nossos filhos e fez um apelo à ação aos governos da Terra. Centenas de professores, pais e líderes comunitários de 30 países participaram.
No decorrer dos anos, o uso de drogas entre os jovens piorou: nos Estados Unidos, o uso de drogas por alunos da oitava série aumentou 61% entre 2016 e 2020, enquanto um em cada oito adolescentes relatou ter abusado de substâncias ilícitas no último ano.
Para aumentar drasticamente a educação sobre as drogas, a Fundação para um Mundo sem Drogas publicou um documento que contém um apelo à ação para criar um mundo livre de dependência química. Esse documento se baseia na “Convenção sobre os Direitos da Criança”, publicada pelas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989, cujo artigo 33 diz:
“Os Estados Partes devem adotar todas as medidas apropriadas, inclusive medidas legislativas, administrativas, sociais e educacionais, para proteger a criança contra o uso ilícito de drogas e substâncias psicotrópicas tal como são definidas nos tratados internacionais pertinentes, e para impedir que as crianças sejam utilizadas na produção e no tráfico ilícito dessas substâncias.”
Esse apelo à ação apela a órgãos governamentais e educadores de todo o mundo para que reafirmem o seu compromisso coletivo com o poder de iniciativas de prevenção baseadas em evidências. E esse documento encoraja indivíduos e grupos a trabalharem com a Fundação para um Mundo sem Drogas e organizações afins de boa vontade para desenvolver, adotar e aplicar currículos eficazes de professores e estudantes para implementar uma educação sobre as drogas de alta qualidade e fatual nas nossas escolas e comunidades como parte integrante de qualquer estratégia eficaz de prevenção de drogas.
Para personificar esse apelo à ação, os oradores, todos eles peritos na educação sobre as drogas, abordaram a necessidade vital de prevenção e compartilharam sua experiência pessoal. O Dr. Greg Londot, especialista de educação internacional de Phoenix, Arizona, compartilhou o seu uso do Pacote Educativo A Verdade sobre as Drogas e histórias de tocar o coração; Shane Varcoe, diretor executivo do Instituto Dalgarno — uma coligação crescente de interesse público e comunidade focada em questões de álcool e outras drogas e seu impacto na nossa sociedade — falou sobre seus projetos de educação sobre álcool e drogas na Austrália e John Redman, diretor executivo das Alianças Comunitárias para uma Juventude sem Drogas em San Diego — que defende com veemência os materiais educacionais de A Verdade sobre as Drogas da Fundação — enfatizou a importância de trabalhar em conjunto para se unir contra a epidemia das drogas.
Para concluir o evento on-line, a Diretora Executiva da Fundação para um Mundo sem Drogas, Jessica Hochman, disse: “Todos queremos ver essas mudanças ocorrerem em todos os lugares e estamos garantindo o nosso apoio incondicional e assistência para que isso aconteça”.