ISO — UMA DROGA NOVA 20 VEZES MAIS MORTAL QUE O FENTANIL

INTERNACIONAL
12 de junho de 2022

O que é o ISO e por que é tão perigoso?

As drogas têm sido um problema social sério desde a era psicodélica. Mas desde então, elas vêm ficando cada vez mais fortes e mortais. Desde o LSD na década de 1960 até o crack e o Ecstasy nas décadas de 1970 e 1980, o potencial de dependência química vem aumentando constantemente. Nas últimas décadas, a potência da maconha tem alcançado proporções alarmantes. Como se isso não bastasse, a década passada viu o aparecimento de opioides sintéticos altamente viciantes e, mais recentemente, o fentanil. Cada uma tem sido responsável por níveis sem paralelo de dependência química e mortes relacionadas às drogas.

O ISO pode ser encontrado em diferentes formatos, tais como pó, cristais ou comprimidos, e é frequentemente misturado com outras drogas.
O ISO pode ser encontrado em diferentes formatos, tais como pó, cristais ou comprimidos, e é frequentemente misturado com outras drogas.
 

O fentanil já levou as overdoses para um novo nível. Desde o início da pandemia do COVID-19, um número recorde de americanos morreu de overdose de drogas, e o fentanil é a causa proeminente dessas overdoses.

Sendo de cinquenta a cem vezes mais potente que a morfina, o fentanil foi originalmente destinado a sedar pacientes submetidos a cirurgia. Agora existe uma nova droga no pedaço — ISO — que tem o potencial de fazer disparar as mortes por drogas, deixando a situação ainda mais fora de controle.

Novas categorias desse opioide sintético apareceram em Washington, DC, e são muitas vezes mais poderosas do que o fentanil. Casos também foram relatados em Indiana, Wisconsin e Illinois, e a Procuradora-Geral da Flórida, Ashley Moody, emitiu recentemente um aviso sobre um opioide sintético chamado Isotonitazene (ISO), que é de 20 a 100 vezes mais forte que o fentanil. Como tende a ser misturado com outras drogas, os usuários podem não fazer ideia de que estão usando um ingrediente letal até que seja tarde demais.

O ISO foi desenvolvido pela primeira vez pelas companhias farmacêuticas na década de 1950 como analgésico. O seu uso foi interrompido devido aos seus muitos efeitos colaterais perigosos. O mais grave desses é a insuficiência respiratória. O ISO é encontrado na forma de cristal ou em pó branco, esbranquiçado ou amarelo, que pode ser misturado com heroína ou cocaína para fazer um coquetel mortal, ou em formato de comprimido.

Mas nem isso conta toda a história. As mortes por overdose que envolvem psicoestimulantes, tais como metanfetamina, estão aumentando em grande parte porque esses psicoestimulantes estão sendo misturados com estes opioides sintéticos.

Se o ISO for tão ruim quanto os especialistas temem que seja, os resultados de sua circulação poderão ser devastadores.

As drogas sintéticas são criadas usando substâncias químicas artificiais em vez de ingredientes naturais.
As drogas sintéticas são criadas usando substâncias químicas artificiais em vez de ingredientes naturais.