COLUNA DO CONVIDADO
Fomentando a Educação Eficaz para uma Luta Contra as Drogas

John Redman é o Diretor Executivo das Alianças Comunitárias para uma Juventude sem Drogas de San Diego.

A missão das Alianças Comunitárias para uma Juventude sem Drogas é promover comunidades seguras e sem drogas. Fazemos isso com o apoio da Estratégia Nacional de Controle de Drogas, que é dirigida pelo Gabinete do Presidente da Política Nacional de Controle de Drogas.

Temos uma abordagem tripla para reduzir a dependência química através de:

  1. interdição — parar o fluxo de drogas que atravessam as nossas fronteiras e chegam aos nossos arredores
  2. tratamento — cura para as pessoas que foram afligidas pela dependência química e
  3. prevenção — assegurar que nenhuma criança siga pelo caminho sombrio da dependência química. O que eu mais valorizo é a prevenção pela educação e, neste aspecto, é um privilégio trabalhar com a Fundação para um Mundo sem Drogas. Seus materiais são os melhores que já vi.

Por fim, o problema das drogas em qualquer comunidade resume-se ao fato de cada criança tomar uma decisão diariamente: “Vou usar drogas?”. Nessa nação, as nossas crianças enfrentam este desafio diariamente, e creio que a nossa responsabilidade é assegurar que elas sejam capazes de responder essa pergunta por si mesmas.

Como pais, professores, pastores, amigos, técnicos ou autoridades policiais, todos fazemos a diferença. Quando se trata de prevenção, o nosso maior desafio é: como podemos combater a propaganda que incentiva a nossa juventude a aceitar o uso de drogas como uma forma de vida? A resposta mais fácil é reduzir a procura por drogas. Mas como fazer isso com milhões de crianças?

Nossas chances de sucesso aumentam exponencialmente quando capacitamos os jovens, fornecendo fatos que podem ser verdadeiramente compreendidos sobre o dano físico e mental causado pelas drogas e como isto afeta as suas vidas. Por isso, o programa A Verdade sobre as Drogas é mais do que obrigatório nas nossas comunidades.

Aprendemos claramente com o passar dos anos que o que acontece nos Estados Unidos afeta o México, e que o que ocorre no México afeta os Estados Unidos. Famílias e funcionários do governo mexicano estão muito concentrados em fazer o que for necessário para pôr um fim ao tráfico de drogas e à violência imensurável de cartel que parece passar de seus próprios limites, e isso quando pensávamos que já tínhamos visto o pior de tudo. Atualmente, as crianças não estão só usando drogas, elas estão sendo tiradas das escolas e tendo suas juventudes roubadas. Elas já não ligam para as gangues, vão direto para os cartéis.

É por isso que as Alianças Comunitárias para uma Juventude sem Drogas criaram o Intercâmbio Binacional, uma iniciativa bilateral para reduzir o uso de drogas ao longo da fronteira da Califórnia com o México que é a zona de maior tráfico e por onde as drogas entram nos Estados Unidos. Trabalhando com a Fundação para um Mundo sem Drogas e com outros parceiros que se comprometem a ensinar ao mundo os perigos das drogas, podemos criar uma comunidade fronteiriça mais segura para todos.



FUNDAÇÃO PARA UM MUNDO SEM DROGAS
Homenageia ao Dia Internacional de Combate às Drogas

Para o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas das Nações Unidas de 2014, no dia 26 de junho, a Fundação para um Mundo sem Drogas coordenou mais de 200 eventos de conscientização das drogas, distribuindo materiais educacionais de A Verdade sobre as Drogas em 28 países em cinco continentes, transmitindo a mensagem antidrogas para aproximadamente 250.000 pessoas.

O evento principal da Fundação foi realizado no Congresso dos Estados Unidos, atraindo Membros do Congresso e funcionários da Agência Antidrogas Americana.

Eventos do Mundo sem Drogas também foram realizados pelo mundo todo:

» Europa/Oriente Médio
Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido

»África
Argélia, Quênia, Lesoto, África do Sul, Zimbábue

» Ásia
Japão, Taiwan

» Austrália
Austrália, Nova Zelândia

» América do Norte
Estados Unidos, Canadá, México

» América do Sul
Costa Rica, Venezuela



EDUCAÇÃO EFICAZ SOBRE AS DROGAS SALVA VIDAS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens do efeito destrutivo das drogas. Suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio generoso ajuda a fortalecer os jovens, proporcionando informações que eles precisam para viverem vidas saudáveis e livres de drogas.