Analgésicos

ABUSO DE ANALGÉSICO PRESCRITO

Enquanto o uso de muitas drogas ilícitas nos EUA está em uma leve queda, o abuso de drogas prescritas está crescendo. Em 2007, 2,5 milhões de americanos abusaram de drogas prescritas pela primeira vez, comparados com os 2,1 milhões que usaram maconha pela primeira vez.

As drogas prescritas são as mais comumente usadas entre os adolescentes americanos, com números próximos aos da maconha, e quase a metade dos adolescentes que abusam de drogas prescritas tomam analgésicos.

Por que tantos jovens voltam-se para as drogas prescritas para conseguirem um barato?

De acordo com uma pesquisa, quase 50% dos adolescentes acreditam que tomar drogas prescritas é muito mais seguro do que usar drogas ilícitas.

O que a maioria destes adolescentes não sabe é do risco que estão correndo por usarem estas drogas, que são altamente potentes e alteradoras da mente. A longo prazo, o uso de analgésicos pode levar à dependência. Até pessoas que recebem a prescrição para alívio de uma condição médica acabam caindo na armadilha do abuso e do vício.

Em alguns casos, os perigos dos analgésicos não aparecem até que seja tarde demais. Em 2007, por exemplo, o abuso do analgésico Fentanyl matou mais de 1000 pessoas. Descobriu-se que a droga era de 30 a 50 vezes mais poderosa do que a heroína.