Analgésicos

O QUE SÃO OS ANALGÉSICOS?

Os analgésicos prescritos são drogas potentes que interferem na transmissão dos sinais elétricos do sistema nervoso que percebemos como dor. A maioria dos analgésicos também estimula partes do cérebro associadas ao prazer. Por isso, além de bloquearem a dor, produzem um “barato”.

Os analgésicos prescritos mais poderosos são chamados de opioides, que são os compostos de ópio1. São feitos para agir sobre o sistema nervoso da mesma forma que as drogas derivadas da papoula, como por exemplo a heroína. Os analgésicos opioides mais comumente abusados incluem oxicodona, hidrocodona, meperidina, hidromorfona e propoxifeno.

A oxicodona tem o maior potencial para abuso e também os maiores perigos. É tão poderosa quanto a heroína e afeta o sistema nervoso da mesma forma. A oxicodona é vendida sob vários nomes comerciais, como: Percodan, Endodan, Roxiprin, Percocet, Endocet, Roxicet e OxyContin. Vêm em forma de comprimidos.

A hidrocodona é usada em combinação com outros químicos e está disponível em medicamentos prescritos para a dor como comprimidos, cápsulas e xaropes. Os nomes comerciais são: Anexsia, Dicodid, Hycodan, Hycomine, Lorcet, Lortab, Norco, Tussionex e Vicodin. Nos últimos anos, as vendas e produção destas drogas têm aumentado significativamente, assim como seu uso ilícito.

A meperidina (Demerol) e a hidromorfina (Dilaudid) vêm em comprimidos e o propoxifeno (Darvon) em cápsulas, mas sabe-se que todos os três costumam ser triturados e injetados, cheirados ou fumados. O Darvon, banido no Reino Unido desde 2005, está na lista das dez drogas que mais causaram mortes por uso abusivo nos EUA. O Dilaudid, considerado oito vezes mais potente que a morfina, é frequentemente chamado nas ruas de “heroína de farmácia”.

“Com 20 anos de idade, fiquei dependente de um narcótico2, o que começou com uma prescrição após uma cirurgia. Nas semanas seguintes à operação, além de abusar do comprimido por via oral, triturá-lo me permitiu destruir o seu mecanismo de controle de liberação, e assim poderia engolir ou cheirar a droga. Pode também ser injetado para produzir uma sensação idêntica a usar heroína. A abstinência física da droga é uma dor agonizante.” — James

  1. 1. ópio: um extrato de papoula, amarronzado e pastoso.
  2. 2. narcótico: uma droga que afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o que pode causar vertigens, falta de coordenação e inconsciência.


NOMES POPULARES

ANALGÉSICOS Nome Genérico Oxicodona Propoxifeno Hidromorfina Meperidina Hidrocodeína Nome de Marca OxyContin Percodan Percocet Roxiprin Roxicet Endodan Endocet Anexsia Dicodid Hycodan Hycomine Lorcet Lortab Norco Tussionex Vicodin Darvon Dilaudid Demerol Nomes Populares Oxy 80s oxycotton oxycet heroína caipira perks pain killer vikes hydros pinks footballs pink footballs heroína de farmácia 65’s Ns juice, dillies pílulas da felicidade demmies