Analgésicos

ESTATÍSTICAS INTERNACIONAIS

Em 2007, entre aqueles que usaram drogas ilícitas pela primeira vez, a maconha e os analgésicos prescritos foram os mais populares — cada um usado por quase o mesmo número de americanos na idade dos 12 anos ou mais. O uso não medicinal de analgésicos aumentou em 12%.

Um em cada 10 estudantes do ensino médio nos EUA admite ter abusado de analgésicos prescritos.

Em um estudo na cidade mineira de Capela Nova, o neurologista Ariovaldo Alberto Júnior, diretor da Sociedade Brasileira de Cefaleia, descobriu que 3,6% da população, de apenas dois mil habitantes, tinham dor de cabeça diariamente. “A principal causa era o uso abusivo de analgésicos”, disse. Nos EUA, o analgésico hidrocodona é o fármaco controlado mais comumente usado para fins não medicinais.

A metadona, antes usada nos centros de tratamento de dependentes químicos e agora usada pelos médicos como analgésico, foi apontada como a causa de 785 mortes na Flórida em 2007.

O abuso de medicamentos prescritos também está aumentando entre os americanos mais velhos, envolvendo particularmente ansiolíticos como Alprazolam e analgésicos como o OxyContin.

No Reino Unido, dezenas de milhares de pessoas são consideradas dependentes de analgésicos como Solpadeine e Neurofen Plus.

Médicos e terapeutas de reabilitação informam que o abuso de analgésicos prescritos é uma das dependências químicas mais difíceis de tratar.