Os cristais de metanfetamina e a metanfetamina são inalados, fumados ou injetados. Doses menores vêm em formato de comprimido.
O cristal é uma forma de metanfetamina que se parece a pequenos fragmentos de cristal ou pequenas pedras de cor branca-azulada brilhante. É popularmente conhecido como “ice”, “tina”, “glass” entre outros nomes. É um estimulante artificial muito potente e que causa dependência, provocando comportamento agressivo e violento ou psicótico. Muitos usuários dizem ter ficado dependentes logo na primeira vez que o usaram. É uma das drogas mais difíceis de se tratar.
Efeitos a curto prazo:
Os efeitos negativos podem incluir distúrbios do sono, hiperatividade, náusea, mania de grandeza, aumento de agressividade e irritabilidade. Pode causar perda de apetite e acarretar perda de peso. Em doses altas gera uma grande “euforia”, seguida de aumento de agitação e, algumas vezes, violência. Outros efeitos podem incluir: insônia, confusão mental, alucinações, ansiedade e paranoia. Pode causar convulsões que levam à morte.
Efeitos a longo prazo:
Taquicardia, pressão alta, danos nos vasos sanguíneos do cérebro, o que leva a derrames ou arritmia e colapso cardiovascular (que envolve o coração e os vasos sanguíneos) ou morte. Pode causar danos no fígado, rins e pulmões. Os usuários podem sofrer danos cerebrais, incluindo memória prejudicada e um aumento na incapacidade de compreender pensamentos abstratos. Quem consegue se recuperar geralmente fica sujeito a memória fraca e mudanças de humor extremas.
“A metanfetamina foi a droga que escolhi, mas também havia outras — baratas, fáceis de obter, fáceis de desenvolver dependência e, claro, fáceis de usar. Experimentei uma vez e JÁ ERA! Já estava dependente. Uma das coisas mais importantes que isso afetou foi a minha carreira de músico. Tinha uma banda ótima que tocava uma música fantástica e tinha membros fantásticos que não eram só membros da banda, mas os meus melhores amigos. Isso tudo mudou quando comecei a usar metanfetamina.” — Brad