A Verdade sobre as Drogas

POR QUE AS PESSOAS USAM DROGAS?

As pessoas usam drogas porque querem mudar algo nas suas vidas.

Aqui estão algumas razões que os jovens deram para usar drogas:

  • Adaptar-se
  • Escapar ou relaxar
  • Aliviar o tédio
  • Parecer adulto
  • Rebelar-se
  • Experimentar

Eles pensam que as drogas são uma solução, mas, no fim, as drogas tornam-se o problema.

Mesmo quando os problemas que se têm de enfrentar são difíceis, as consequências do uso de drogas sempre serão piores que o problema que se está tentando resolver. A resposta real é obter os fatos e, em primeiro lugar, não usar drogas.

Como as Drogas Funcionam?

As drogas são essencialmente venenos. A quantidade usada determina o efeito.

Uma quantidade pequena é um estimulante (dá energia). Uma quantidade maior age como sedativo (entorpece). Uma quantidade ainda maior age como veneno e pode matar.

Isto é verdade para qualquer droga. A única coisa que varia é a quantidade necessária para conseguir o efeito desejado.

Mas muitas drogas têm outro risco: elas afetam diretamente a mente. Podem distorcer a percepção do usuário em relação ao que está acontecendo ao seu redor. Como resultado disto, as ações da pessoa podem ser estranhas, irracionais, inadequadas e até destrutivas.

As drogas agrupam todas as sensações, as desejáveis com as não desejadas. Dessa forma, enquanto proporcionam alívio da dor a curto prazo, também destroem as habilidades e o estado de alerta e confundem os pensamentos.

Os medicamentos são drogas usadas para acelerar, diminuir ou mudar alguma função do corpo para tentar fazê-lo trabalhar melhor. Algumas vezes são necessários. Mas, ainda assim, não deixam de ser drogas: atuam como estimulantes ou sedativos, e uma grande quantidade pode matar. Então, se você não utiliza os medicamentos da forma como devem ser utilizados, podem ser tão perigosos como as drogas ilícitas.

As Drogas Afetam a Mente

Crédito fotográfico: Alamy
Crédito fotográfico: Alamy

Normalmente, quando uma pessoa recorda algo, a mente é muito rápida e a informação é trazida rapidamente. Mas as drogas distorcem a memória, causando pontos em branco. Uma pessoa não consegue obter informações nessa confusão. As drogas fazem a pessoa sentir-se lenta ou estúpida e causam fracassos na vida. Quanto mais fracassos uma pessoa tem e quanto mais dura a vida se torna, ela quer mais drogas para ajudá-la a lidar com o problema.

As Drogas Destroem a Criatividade

Uma mentira sobre as drogas é que elas ajudam uma pessoa a ficar mais criativa. A verdade é completamente diferente.

Alguém que está triste poderia usar drogas para obter um sentimento de felicidade, mas não funciona. As drogas podem dar um falso contentamento à pessoa, mas quando o efeito da droga se dissipa, ela fica numa situação muito pior do que antes. A cada vez, o mergulho emocional é cada vez mais profundo. No final, as drogas vão destruir completamente a criatividade da pessoa.

Durante o tempo em que estava drogada, pensava que tinha controle sobre a minha vida e que estava bem. Porém, destruí tudo o que tinha construído e tudo pelo qual lutei na minha vida. Cortei os laços com todos os meus amigos que não eram usuários de drogas e com a minha família, portanto, os únicos amigos que tinha eram os ‘colegas usuários’. Todos os dias eu pensava numa única coisa: no meu plano para conseguir o dinheiro de que precisava para as drogas. Eu fazia qualquer coisa possível para conseguir o meu rebite — era a única coisa na minha vida.” — Pat

Sentia que era mais divertida quando estava bêbada. Logo após eu ter começado a beber, me ofereceram maconha... Mais tarde, quando estava fumando maconha na casa de um amigo, alguém apareceu com um saco de cocaína. Cheirar cocaína tornou-se rapidamente um hábito diário. Eu roubava diariamente dinheiro do negócio dos meus pais e dos meus avós para sustentar os meus hábitos de álcool, cocaína, maconha e LSD. Daí, me ofereceram OxyContin e comecei a usá-lo regularmente. Aí percebi que estava viciada, e cheirar OxyContin era parte da minha rotina diária. Precisava de algo mais forte — e parti para a heroína. Nada me impedia de ficar baratinada. O meu vício estava me vencendo. Sempre que eu tentava me livrar dele, a fissura física me forçava a usar mais.” — Edith