Os inalantes incluem produtos químicos encontrados em produtos domésticos tais como: aerossóis, líquidos de limpeza, cola, tinta, tíner, acetona, nitrito de amila1 e gás para isqueiro. Eles são inalados (ato de cheirar vapores).
Os inalantes afetam o cérebro. Quando as substâncias ou gases são inalados pelo nariz ou pela boca, podem causar danos físicos e mentais permanentes. Estas substâncias privam o corpo de oxigênio e forçam o coração a bater de forma irregular e mais rápido. As pessoas que usam inalantes podem perder o olfato, sofrer de náusea e sangramento do nariz e podem desenvolver problemas hepáticos, pulmonares e renais. O uso continuado pode levar à redução de massa, tônus e força musculares. Os inalantes podem fazer com que uma pessoa fique incapacitada de caminhar, falar ou pensar normalmente. Muito deste dano é causado ao tecido cerebral quando os gases tóxicos são inalados pelas cavidades nasais2.
Efeitos a curto prazo:
Além do acima citado, os inalantes podem matar uma pessoa de ataque cardíaco ou asfixia, já que os gases inalados tomam o lugar do oxigênio nos pulmões e do sistema nervoso central. Alguém que esteja sob o efeito de inalantes também pode reagir repentinamente com violência extrema.
Efeitos a longo prazo:
Os inalantes podem levar à atrofia muscular ou redução do tônus e força musculares. Podem causar danos permanentes ao corpo e ao cérebro.