A Verdade sobre as Drogas

USO ABUSIVO DE DROGAS PRESCRITAS

O uso abusivo de drogas prescritas tornou-se um problema mais sério que o das drogas ilícitas. Analgésicos, tranquilizantes, antidepressivos, comprimidos para dormir e estimulantes podem parecer “seguros” porque são prescritos por médicos, mas podem causar tanta dependência e serem tão potentes como heroína ou cocaína. O analgésico OxyContin, por exemplo, é tão potente como a heroína e afeta o corpo da mesma forma. O uso continuado de analgésicos, calmantes, estimulantes ou antidepressivos pode levar à dependência, e os sintomas de abstinência são dolorosos para aqueles que tentam parar de tomá-los.

Aqui são dados apenas alguns dos efeitos destas drogas.

Analgésicos: OxyContin, Fentanil, morfina, Percodan (EUA), Demerol são alguns de uma longa lista de analgésicos. Os efeitos podem incluir: dificuldades para respirar, náusea e inconsciência. O uso abusivo pode levar à dependência.

Calmantes: As drogas que deixam o seu cérebro e as funções do sistema nervoso lentos incluem: Alprazolam (Xanax), Olanzapina (Zyprexa), Amobarbital, Secobarbital, Diazepam (Valium) e muitos outros. Os efeitos podem incluir problemas cardíacos, ganho de peso, fadiga1, fala arrastada ou enrolada. O uso continuado pode levar à dependência.

Estimulantes: Estas drogas causam taquicardia e aceleram a respiração, causam o mesmo efeito que o “speed” ou a cocaína. Estas incluem: Ritalina, Adderall, Concerta e drogas conhecidas como “benzos”. Os efeitos incluem: pressão alta e taquicardia, hostilidade e paranoia.

Antidepressivos: Fluoxetina (Prozac), Paroxetina (Paxil), Sertralina (Zoloft) e Citalopram (Celexa) são os antidepressivos mais comumente usados. Os efeitos incluem: arritmia cardíaca, reações paranoicas, pensamentos violentos ou suicidas e alucinações. O uso prolongado pode levar à dependência.

Analgésicos, calmantes e antidepressivos são responsáveis por mais mortes por overdose nos EUA do que a cocaína, heroína, metanfetamina e anfetaminas combinadas.

  1. 1. fadiga: cansaço físico ou mental extremo.