O ecstasy é tomado normalmente por via oral em: comprimidos, pílulas ou cápsulas. Tomar mais de um comprimido de ecstasy por vez é chamado de “bumping” nos EUA.
O ecstasy é uma droga sintética (artificial) fabricada em laboratório. Os fabricantes podem adicionar à droga qualquer coisa que escolham, tal como cafeína, anfetamina1 e até mesmo cocaína. O ecstasy é uma droga ilícita e os seus efeitos são semelhantes aos dos alucinógenos e estimulantes. Os comprimidos são de cores diferentes e algumas vezes são estampados com desenhos. Misturar ecstasy com álcool é extremamente perigoso e pode, de fato, ser mortal.
Os efeitos estimulantes de drogas como o ecstasy fazem o usuário dançar por várias horas e quando se combinam com os locais quentes e lotados das raves, podem levar à desidratação extrema e insuficiências cardíaca e renal.
Efeitos a curto prazo:
Desmaios, calafrios ou suores, tensão muscular, raciocínio prejudicado, depressão, visão embaçada, problemas para dormir, falsa sensação de afeto, náusea, ansiedade extrema, fissura pela droga, ranger involuntário dos dentes, confusão, paranoia2.
Efeitos a longo prazo:
O uso prolongado causa danos cerebrais duradouros e talvez permanentes que afetam a capacidade de discernimento e raciocínio da pessoa.
“O ecstasy me enlouqueceu. Um dia mordi um copo como se fosse uma maçã. Tive que ter a boca cheia de cacos de vidro para perceber o que estava acontecendo comigo. Outra vez, rasguei trapos com os dentes durante uma hora.” — Ann