Maconha

NA ROTA DO USO DAS DROGAS

The road to drug abuse.
Hands lighting a cannabis joint.

Um usuário recreativo usa maconha pelo efeito que cria e pelo barato ou chapação que quer ter com isso. O uso continuado cria tolerância e pode levar os usuários a usarem drogas mais fortes para sentirem o mesmo barato. Quando os efeitos começam a desaparecer, a pessoa pode procurar drogas mais potentes para se libertar das condições indesejáveis que a levaram a usar maconha em primeiro lugar. A maconha em si não conduz a pessoa a outras drogas.

As pessoas usam drogas para se livrarem de situações ou sentimentos indesejados. A maconha mascara o problema durante algum tempo (enquanto o usuário sente o barato). Quando o “barato” passa, o problema, condição ou situação indesejável retorna com mais intensidade do que antes. Uma vez que a maconha já “não funciona mais”, o usuário pode então partir para drogas mais potentes.

Há também o fato de os usuários de maconha normalmente se agruparem nas festas ou simplesmente passearem por aí para compartilhar com outras pessoas. Então quando alguém acrescenta uma nova droga nesse grupo, já faz parte da mentalidade do grupo que todos participem dessa nova droga que é potencialmente viciante.

A imensa maioria dos usuários de cocaína (90%) começou primeiro usando uma droga como a maconha, os cigarros ou o álcool.34 Claro que nem todos que fumam maconha e haxixe começam a usar drogas mais pesadas. Alguns nunca fazem isso. Outros desistem completamente de usar maconha. Mas alguns fazem. Um estudo descobriu que os adolescentes (12 a 17 anos) que fumam maconha têm 85 vezes mais probabilidade de usar cocaína do que os adolescentes que não fumam a erva e que 60% destes que fumam a erva antes dos 15 anos passam a usar cocaína.35

“Eu consegui o meu primeiro baseado no pátio da escola. Agora sou um dependente de heroína e acabo de finalizar o meu oitavo tratamento para a dependência de drogas.” — Christian