ONDE É ENCONTRADA?

Infelizmente, a Ritalina e as drogas relacionadas à “hiperatividade” podem ser encontradas quase em qualquer lugar. Se você está na escola ou na universidade, provavelmente tem acesso fácil à droga por meio de “traficantes” (seus colegas de escola) ansiosos para conseguirem um lucro fácil com você.

Crédito fotográfico: istockphoto.com/Matty Symons
Crédito fotográfico: istockphoto.com/Matty Symons

Em algumas escolas, 20% dos estudantes usam drogas regularmente. A Agência Antidrogas Americana (DEA) descobriu que muitas destas escolas têm mais destas drogas do que a farmácia do bairro.

Por que é tão comum? É muito fácil que um “amigo” seu pegue alguns dos comprimidos receitados para o irmãozinho mais novo e os venda por um preço muito barato. Ou fica fácil para um estudante que está ansioso por uma dose dizer para a enfermeira da escola que sofre de “transtorno de aprendizagem” e “não consegue se concentrar”. Ele consegue uma prescrição e guarda os comprimidos para uso futuro, fornecendo os que sobram para os amigos.

Embora a lei proíba a distribuição livre destes estimulantes1 potentes, resta o triste fato de que estas substâncias estão disponíveis livremente em quase qualquer lugar. A Cocaína Infantil, como tem sido chamada, é distribuída como se fosse doce.

“Os sintomas de quase uma overdose aparecem de repente. A pessoa fica muito hiper, hipersensível, hiperalerta, com mudanças de humor muito intensas. É louco.” — Jake

  1. 1. estimulante: uma droga que aumenta a energia e agilidade instantâneas, mas isso vem acompanhado de aumento da pressão sanguínea, da frequência cardíaca e da respiração.