Inalantes

INALANTES: UMA BREVE HISTÓRIA

Crédito fotográfico: Talaria Enterprises
Crédito fotográfico: Talaria Enterprises

A inalação de vapores de substâncias químicas como incenso, óleos, resinas especiais e perfumes com o fim de alterar a consciência ou como parte de cerimônias religiosas remonta aos tempos antigos do Egito, Babilônia (o atual Iraque), Índia e China.

De acordo com alguns pesquisadores, a inalação de vapores de gases para alterar o estado de consciência da pessoa era praticado pelas sacerdotisas do Oráculo de Delfos1 na Grécia antiga.

No começo do século XIX, o óxido nitroso, o éter e o clorofórmio eram os anestésicos usados normalmente como intoxicantes.

Sir Humphry Davy
Sir Humphry Davy

O óxido nitroso era considerado um substituto barato do álcool e foi popularizado pelo cientista britânico Sir Humphry Davy. Ele celebrava festas de óxido nitroso e inventou a expressão “gás do riso” em 1799. Observando os efeitos anestésicos, Davy propôs que o gás fosse usado para operações, apesar do fato de que isto só foi experimentado meio século depois.

O uso de anestésicos para propósitos recreativos continuou ao longo do século XIX na Europa e EUA.

O éter foi usado como droga recreativa na época da Lei Seca na década de 1920, quando o álcool se tornou ilícito nos EUA.

Na década de 1940, o uso de solventes foi popularizado para fins recreativos, especialmente a inalação de gasolina.

O uso de inalantes nos Estados Unidos aumentou na década de 1950 e agora está generalizado entre adolescentes.

Na década de 1960, a prática de cheirar solventes tinha se estendido para uma ampla gama de produtos comerciais, incluindo: solventes de tinta e laquê, acetona, graxa de sapatos, fluido para isqueiros, tinta em spray, entre outros.

Em anos mais recentes, cheirar cola e gás transformou-se num problema que se difundiu entre os meninos de rua do sul da Ásia, Brasil, Leste da Europa, México, Quênia e outras áreas do mundo. Os meninos de rua usam estes inalantes para enganar a dor da fome, o frio e o desespero.

Cheirar gases e tinta em spray também é comum em regiões remotas do Canadá, América, Austrália, Nova Zelândia e algumas ilhas do Pacífico.

  1. 1. Os gregos acreditavam que o Deus Apolo falava às sacerdotisas através do Oráculo de Delfos, um antigo santuário.