EM UM PAÍS DOMINADO PELAS GANGUES
Honduras Encontra uma Nova Esperança com o Clube Desafio

San Pedro Sula, a segunda maior cidade de Honduras, ficou conhecida como a capital mundial do assassinato. Um comércio milionário de drogas avança pelo país através de um dos mais importantes corredores de tráfico de narcóticos do mundo. A corrupção nos negócios e no governo é alarmante. O nível de alfabetização é um dos mais baixos da América Latina. Neste turbilhão estão gangues de jovens com mais de 100.000 adesões, recrutando crianças de 7 anos ou menos, com promessas de drogas, dinheiro e aventura.

O hondurenho Eduardo Sabillón diz que as crianças do seu país estão “na mira” destes flagelos — e ele está fazendo algo sobre isso. Há dez anos ele abriu o primeiro “Clube Desafio” em Pueblo Novas, ajudando 45 jovens em risco a “fazerem escolhas saudáveis” — ficando longe das drogas e resistindo à tentação das gangues. A notícia do seu sucesso com as crianças se espalhou rapidamente, e logo ele abriu o Clube Desafio em outras 12 regiões, incluindo a infame San Pedro Sula.

Eduardo Sabillón apresenta o material de A Verdade sobre as Drogas à Vice-Ministra da Educação de Honduras.

Mas Sabillón ainda precisava de uma forma para armar as crianças com uma certeza inabalável sobre os danos das drogas, e ele saiu à procura de material. Ele descobriu a Fundação para um Mundo sem Drogas, à qual chama de “dádiva”, e os seus materiais virtuais de A Verdade sobre as Drogas. Ele solicitou um portfólio informativo e em seguida o Kit Completo do Educador, e sabia que havia encontrado uma mina de ouro. “Estes são exatamente os materiais que eu procurava e nem imaginava que pudessem existir”, disse ele.

Sabillón usou por três anos os Planos de Aula de A Verdade sobre as Drogas, os anúncios de utilidade pública, livretos e pôsteres no programa do Clube Desafio, oferecendo aos jovens hondurenhos os fatos sobre as drogas, capacitando-os a tomarem sua própria decisão de permanecerem longe das drogas. Mas ele sabia que precisava alcançar mais jovens, então lançou um projeto de treinamento para igrejas e escolas, começando com 53 educadores de 17 escolas e 12 igrejas em San Pedro Sula e 50 educadores de 25 escolas da capital Tegucigalpa.

Impulsionado pela urgência de chegar aos jovens antes dos traficantes e recrutadores de gangues, Sabillón foi apresentar o programa a todas as escolas. Ele apresentou os programas do Clube Desafio e Mundo sem Drogas à Vice-Ministra da Educação, depois disso ela imediatamente escreveu uma carta de apoio e autorizou a primeira fase de prestação de serviço nas escolas das quatro cidades principais, incluindo Tegucigalpa.

“Estes são exatamente os materiais que eu procurava e nem imaginava que pudessem existir.”

O treinamento começou com um workshop em La Ceiba para 70 professores, diretores e conselheiros das regiões de toda a costa norte. Apresentado pela própria Vice-Ministra da Educação, o workshop incluiu um Kit Completo do Educador para cada participante e uma chamada de alerta: “Agora que temos os materiais, vamos parar de reclamar e fazer algo sobre isso”, disse um professor.

E eles fizeram. A primeira turma de Sabillón aumentou as apresentações para milhares de jovens nas escolas do ensino fundamental e médio de Honduras, ensinando a verdade sobre as drogas a mais de 15.000 alunos em 195 instituições.

O sucesso e a escala de apresentações levaram a uma reunião no Palácio Presidencial com a Primeira Dama de Honduras. Ela também endossou o programa e motivou a colaboração com a Agência Nacional de Prevenção e o Departamento de Educação — os passos principais para a implementação do programa Mundo sem Drogas em toda a nação.



FATOS
A VERDADE SOBRE O USO ABUSIVO DE DROGAS PRESCRITAS
É DIFÍCIL DE ENGOLIR:

  • 80% dos analgésicos de opioides produzidos no mundo são consumidos pelos americanos.
  • Nos Estados Unidos, 16.500 pessoas morreram de overdose ligada a analgésicos narcóticos.
  • A cada hora, nos EUA, nasce um bebê com sintomas de abstinência de opioides.
  • 52 milhões de pessoas nos EUA consumiram drogas que não foram prescritas por um médico.
  • Internacionalmente, a procura por tratamento para a dependência de opioides aumentou 460% em um período de 10 anos.


A EDUCAÇÃO SOBRE AS DROGAS SALVA VIDAS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger as vidas de jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar gratuitamente os nossos materiais educativos para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com fatos que elas precisam para viverem vidas saudáveis e livres de drogas.