LEVANDO A VERDADE SOBRE AS DROGAS PARA A BAJA CALIFORNIA SUR

A prefeita de Los Barriles, Francis Olachea, (centro à esquerda) e a embaixadora do Mundo sem Drogas, Jan Storey (centro à direita) abriram as portas para o fornecimento de educação sobre drogas em todas as escolas do ensino médio de Baja California Sur.

O amor por um local de férias de infância leva a uma parceria com o governo para divulgar A Verdade sobre as Drogas em todas as escolas do ensino médio de Baja California Sur.

Baja California Sur (BCS), um estado mexicano famoso pelos seus destinos turísticos, beleza cênica e atividades recreativas, é uma rota de trânsito para traficantes de drogas que transportam cannabis e metanfetaminas do sul para o norte.

A Embaixadora do Mundo sem Drogas, Jan Storey, uma americana do Colorado, passa parte do ano em BCS. Ela tem viajado para a tranquila vila de Los Barriles desde que era criança, mas em 2016, começou a notar uma mudança quando os efeitos do tráfico de drogas começaram a surgir.

“Eu odiava isso, porque antes era uma comunidade pequena e segura”, lembra ela. “Foi quando decidi que deveria fazer alguma coisa.” Como já estava familiarizada com o programa A Verdade sobre as Drogas no Colorado, ela trouxe materiais para BCS e imediatamente os apresentou à prefeita de Los Barriles, Francis Olachea. A prefeita Olachea tinha um interesse pessoal na batalha contra as drogas depois de perder seu irmão para a metanfetamina. “Toda minha vida eu vivi entre pessoas que usaram drogas, porque um dos meus irmãos usava drogas”, diz Olachea.

A prefeita então apresentou o programa aos funcionários do governo regional, incluindo o Diretor Executivo do Programa Escola Segura da Secretaria Estadual de Educação. Com isso, a prestação de serviços começou com os Pacotes Educativos A Verdade sobre as Drogas nas escolas em Los Barriles e áreas vizinhas, incluindo Cabo San Lucas.

A prestação de serviços inicial teve tanto sucesso que o Secretário de Estado da Educação Pública se interessou. Depois de analisar o currículo, determinou-se que esse programa era necessário em todas as escolas do ensino médio. Portanto, o primeiro treinamento foi dado a 50 diretores dos cinco municípios de BCS, seguido pelo treinamento de mais de 800 professores. Para solidificar totalmente a distribuição, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Secretário de Educação de Baja California Sur e a Fundação para um Mundo sem Drogas, o que equivale à maior adesão do programa pelo governo. Isso incluiu a distribuição de mais de 2.200 pacotes educativos de A Verdade sobre as Drogas para escolas.

Agora com os professores ministrando o currículo completo, quase 40.000 alunos em 230 escolas em toda a região foram alcançados, com uma queda de 30% nos usuários que experimentaram drogas pela primeira vez. “As drogas foram uma loucura em La Paz e no Sul da Baixa Califórnia”, diz Storey. “Esta campanha está dando a eles a esperança de que algo pode mudar.”


Junte-se a nós na distribuição dos livretos A Verdade sobre as Drogas em lojas do seu bairro ou cidade.

ENTRANDO EM AÇÃO
Junte-se a Nós Contra o Abuso de Drogas

Todos os anos tomamos medidas no Dia Internacional das Nações Unidas contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito — um dia destinado para aumentar a conscientização sobre os perigos das drogas ilícitas.

Nesse dia, voluntários do Mundo sem Drogas vão às ruas para distribuir livretos A Verdade sobre as Drogas, e fazem com que os moradores assinem o Compromisso sem Drogas e façam seminários e campanhas de conscientização escolar.

Convocamos todos os voluntários e patrocinadores a se juntar a nós em tais atividades. Isso envolve planejar os eventos de distribuição e de assinatura de promessas em locais movimentados, fazendo com que as lojas os levem para seus clientes, apresentando seminários aos alunos e qualquer outra coisa para levar A Verdade sobre as Drogas às mãos de pessoas em sua cidade. Você pode fazer o download da promessa em www.mundosemdrogas.org.br/download/.

Envie-nos vídeos e fotos das suas atividades com o Mundo sem Drogas. Os dez melhores irão receber a nossa camiseta Mundo sem Drogas para os integrantes do grupo.


SALVE VIDAS JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger nossa juventude e o futuro dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.