Ecstasy

INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

“O ecstasy me enlouqueceu. Um dia mordi um copo como se fosse uma maçã. Tive que ter a boca cheia de cacos de vidro para perceber o que estava acontecendo comigo. Outra vez, rasguei trapos com os dentes durante uma hora.” — Ann (Créditos fotográficos: stockxpert.com, Bigstockphoto)
“O ecstasy me enlouqueceu. Um dia mordi um copo como se fosse uma maçã. Tive que ter a boca cheia de cacos de vidro para perceber o que estava acontecendo comigo. Outra vez, rasguei trapos com os dentes durante uma hora.” — Ann

(Créditos fotográficos: stockxpert.com, Bigstockphoto)

Muitos estudos foram realizados sobre o ecstasy. Eles mostraram que:

  • Usar ecstasy pode causar insuficiência do fígado, como no caso de uma menina de 14 anos que morreu disso, apesar da tentativa dos médicos de salvá-la com um transplante.
  • O ecstasy às vezes é misturado com outras substâncias, tais como veneno de rato.
  • Jovens morreram de desidratação, exaustão e ataque cardíaco depois de terem tomado ecstasy demais.
  • O ecstasy pode causar lesões (feridas) no fígado, rins e cérebro, incluindo lesões de longa duração nos tecidos cerebrais.
  • Até mesmo uma pequena quantidade de ecstasy pode ser suficientemente tóxica para envenenar o sistema nervoso e causar danos irreparáveis.

Compreendendo a badalação sobre as drogas

Grande parte da imagem “positiva” das drogas vem de filmes e músicas que dão a elas a imagem de serem bacanas e sofisticadas.

Quando uma nova substância aparece pela primeira vez no mercado, raramente é considerada perigosa até que os seus efeitos nocivos se tornam evidentes. Nesse momento os danos já foram causados, e a falsa ideia de que a droga é “inofensiva” já foi aceita amplamente.

O ecstasy foi tema de badalação semelhante. Como comentou um observador da mídia: “É quase como se um mago do marketing tivesse criado uma campanha a favor disso.”

o que os traficantes dirão

Quando se pesquisou a razão pela qual os adolescentes começavam a usar drogas em primeiro lugar, 55% responderam que foi devido à pressão dos amigos. Eles queriam ser legais e populares. Os traficantes sabem disso.

Eles se aproximarão de você como um amigo e se oferecerão para “ajudá-lo” com “algo que vai fazer você ficar feliz”. A droga “vai ajudar você a se entrosar” ou “vai fazer você ser bacana”.

Os traficantes de drogas, motivados pelos lucros, dizem qualquer coisa para conseguir que você compre as drogas que eles vendem.

Dirão que se você tomar ecstasy, “você vai conseguir ficar com um monte de meninas”.

Eles não se importam se as drogas arruínam a sua vida desde que sejam pagos. Eles só querem saber do dinheiro. Traficantes reabilitados admitiram que eles viam seus compradores como peças de um jogo de xadrez.

Obtenha os fatos sobre as drogas. Tome as suas próprias decisões.