Ecstasy

A VERDADE SOBRE AS DROGAS

A resposta real é obter os fatos e, em primeiro lugar, não usar drogas.
A resposta real é obter os fatos e, em primeiro lugar, não usar drogas.

As drogas são essencialmente venenos. A quantidade usada determina o efeito.

Uma quantidade pequena é um estimulante (dá energia). Uma quantidade maior age como sedativo (entorpece). Uma quantidade ainda maior age como veneno e pode matar.

Isto é verdade para qualquer droga. A única coisa que varia é a quantidade necessária para conseguir o efeito desejado.

Mas muitas drogas têm outro risco: elas afetam diretamente a mente. Podem distorcer a percepção do usuário em relação ao que está acontecendo ao seu redor. Como resultado disto, as ações da pessoa podem ser estranhas, irracionais, inadequadas e até destrutivas.

As drogas agrupam todas as sensações, as desejáveis com as não desejadas. Dessa forma, enquanto proporcionam alívio da dor a curto prazo, também destroem as habilidades e o estado de alerta e confundem os pensamentos.

Os medicamentos são drogas usadas para acelerar, diminuir ou mudar alguma função do corpo para tentar fazê-lo trabalhar melhor. Algumas vezes são necessários. Mas, ainda assim, não deixam de ser drogas: atuam como estimulantes ou sedativos, e uma grande quantidade pode matar. Então, se você não utiliza os medicamentos da forma como devem ser utilizados, podem ser tão perigosos como as drogas ilícitas. A resposta real é obter os fatos e, em primeiro lugar, não usar drogas.

Por que as pessoas usam drogas?

As pessoas usam drogas porque querem mudar algo nas suas vidas.

Aqui estão algumas razões que os jovens deram para usar drogas:

  • Adaptar-se
  • Escapar ou relaxar
  • Aliviar o tédio
  • Parecer adulto
  • Rebelar-se
  • Experimentar

Eles pensam que as drogas são uma solução, mas, no fim, as drogas tornam-se o problema.

Mesmo quando os problemas que se têm de enfrentar são difíceis, as consequências do uso de drogas sempre serão piores que o problema que se está tentando resolver. A resposta real é obter os fatos e, em primeiro lugar, não usar drogas.

GARANTA QUE AS OUTRAS PESSOAS SAIBAM OS FATOS

Estas páginas de mundosemdrogas.org.br baseiam-se no conteúdo dos nossos catorze livretos fáceis de ler: A Verdade sobre as Drogas.

Estes livretos são gratuitos e podem ser encomendados em conjunto ou individualmente. Você pode dá-los a amigos, familiares e outras pessoas que devem saber os fatos contidos nestes livretos.

Indique este site para outras pessoas.

Clique aqui para encomendar os livretos GRATUITOS de A Verdade sobre as Drogas.
Para ver as referências de A Verdade sobre o Ecstasy clique aqui.