INALANTES

Os inalantes incluem produtos químicos encontrados em produtos domésticos tais como: aerossóis, líquidos de limpeza, cola, tinta, tíner, acetona, nitrito de amila1 e gás para isqueiro. Eles são inalados (ato de cheirar vapores).

Os inalantes afetam o cérebro. Quando as substâncias ou gases são inalados pelo nariz ou pela boca, podem causar danos físicos e mentais permanentes. Estas substâncias privam o corpo de oxigênio e forçam o coração a bater de forma irregular e mais rápido. As pessoas que usam inalantes podem perder o olfato, sofrer de náusea e sangramento do nariz e podem desenvolver problemas hepáticos, pulmonares e renais. O uso continuado pode levar à redução de massa, tônus e força musculares. Os inalantes podem fazer com que uma pessoa fique incapacitada de caminhar, falar ou pensar normalmente. Muito deste dano é causado ao tecido cerebral quando os gases tóxicos são inalados pelas cavidades nasais2.

Efeitos a curto prazo:

Além do acima citado, os inalantes podem matar uma pessoa de ataque cardíaco ou asfixia, já que os gases inalados tomam o lugar do oxigênio nos pulmões e do sistema nervoso central. Alguém que esteja sob o efeito de inalantes também pode reagir repentinamente com violência extrema.

Efeitos a longo prazo:

Os inalantes podem levar à atrofia muscular ou redução do tônus e força musculares. Podem causar danos permanentes ao corpo e ao cérebro.

  1. 1. nitrito de amila: um líquido amarelo-claro usado para abrir ou ampliar os vasos sanguíneos que, às vezes, é usado como um estimulante.
  2. 2. cavidades nasais: orifícios conectados às narinas pelos quais uma pessoa respira.


NOMES POPULARES


INALANTES Aerossol Cheirinho Lança Loló Cola Cheirinho da Loló Lança-perfume Cola de sapateiro Gás hilariante Cheirinho do morro Gás do riso Óxido nitroso Acetona Gasolina Spray Esmalte de unhas Tíner Laquê Solvente Propelente Branquinho Tintas Éter Removedores Vernizes Silicone para carro Gás de buzina Butano Cola para tacos Álcool Gás anestésico Tolueno Gás propano Desodorantes Gás freon Gás de Extintor de Incêndio