DE TRAFICANTE DE DROGAS A MENTOR JUVENIL

Tony Mendez ensina A Verdade sobre as Drogas para jovens na Guatemala no seu Programa de Intervenção Juvenil.

Tony Mendez está determinado a usar o que aprendeu com seus erros para orientar a juventude hoje, assim eles podem ter um futuro melhor.

Apesar de ter sido criado por pais pastores num lar Cristão, Tony Mendez, nascido na Guatemala e criado na Califórnia, se perdeu ao longo do caminho.

Aos 18 anos de idade, preso por porte de cocaína, ele foi para a prisão pela primeira vez. Quando liberado, ele disse a si mesmo que mudaria, mas acabou se juntando a uma gangue e se afundou ainda mais nas drogas.

Seus pais tentaram ajudar, mas não sabiam como.

Aos 24 anos de idade, ele recebeu a notícia de que seu pai tinha apenas três meses de vida. Tony ficou arrasado. “Eu queria compensar tudo o que eu tinha feito, nesses três meses”, diz ele. Ele passava dia e noite com o pai, mas infelizmente ele faleceu em agosto de 1994. “Eu me senti tão culpado, pois quando ele estava vivo, eu não o escutei.”

Embora Mendez gostasse de dizer que esse foi o momento decisivo, a perda apenas o deixou profundamente abalado. Por fim, ele também se envolveu com o tráfico de drogas — contrabandeando drogas no Aeroporto Internacional de Los Angeles.

“Eu estava me matando pouco a pouco”, recorda ele.

De 1985 a 2001, ele foi preso cerca de 20 vezes. Ele também se casou e se tornou pai. Mas foi em 2001, na prisão, com um filho de dois anos de idade, que ele finalmente viu a luz.

“Eu não queria que o meu filho seguisse o mesmo caminho”, diz ele. “Eu estava cansado de fugir da realidade e sempre ser infeliz. Eu tomei uma decisão final e verdadeira: eu faria a diferença na minha vida e ajudaria outras pessoas.”

Desde esse dia, 15 anos depois, Mendez não tocou numa droga. E ele está cumprindo bem a sua decisão de ajudar os outros.

Ele voltou à Guatemala e fundou o Programa de Intervenção Juvenil, um programa que afasta os jovens das drogas e do crime por meio de aulas de habilidades para a vida, reforço escolar e excursões para a prisão e necrotério. “Isso é para mostrar onde é que eles vão acabar se continuarem a usar drogas”, diz Mendez.

Na base de seu programa estão as 19 lições de A Verdade sobre as Drogas, disponibilizadas gratuitamente para os educadores. Cada lição direciona os jovens por meio de 14 livretos de A Verdade sobre as Drogas, dando os dados verdadeiros sobre as drogas mais comumente usadas: maconha, álcool, drogas sintéticas, cocaína, drogas prescritas, etc.

Os livretos são acompanhados pelo documentário Pessoas Reais, Histórias Reais, onde ex-dependentes químicos contam suas experiências com essas drogas.

“Quanto mais você sabe sobre as drogas, mais você pensa antes de usar — você não fica tão curioso”, diz ele. “É difícil ver essas crianças se entregarem às drogas e à violência. Sei por experiência própria como é não ter uma pessoa com quem falar e tomar decisões ruins.”

Mas foi em 2001, na prisão, com um filho de dois anos de idade, que ele finalmente viu a luz.

Ele fala de uma das muitas vidas que tocou: “Um garoto de 13 anos de idade veio até mim depois da aula e me disse que precisava de ajuda: ele usava drogas, era um pistoleiro e não sabia como sair dessa. Eu o levei para a reabilitação e, uma vez por semana, lhe ensinava A Verdade sobre as Drogas. Agora ele está de volta na escola, e suas notas e sua vida mudaram. E ele quer ser um conselheiro antidrogas.”

Tony já orientou centenas de jovens em sete escolas e recebe ligações todos os dias de pais que querem seus filhos em seu programa. Ele até visita os jovens que “não deram ouvidos” — e agora estão na prisão.

“Eu me vejo em cada criança que pede ajuda. Porque todo mundo merece uma segunda chance”, diz ele. “Quando vejo as crianças com fome de conhecimento e vindo até mim e querendo me ouvir, ou me chamam quando elas têm problemas, então eu sei que estou fazendo a diferença. Se o meu pai estivesse vivo, eu sei que ele estaria orgulhoso de mim.(...) É o mesmo que ele estava fazendo como pastor — ajudando os outros.”


FAÇA UMA DOAÇÃO

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger os jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educacionais gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas fornecendo os fatos necessários para viver vidas saudáveis e sem drogas.