ENFRENTANDO UMA CRISE DE DROGAS NA FRONTEIRA
Pharr, Texas, Encontra Soluções em A Verdade sobre as Drogas

A Ponte Internacional Pharr-Reynosa, a maior ponte do mundo que liga dois países e uma importante conexão entre o México e os Estados Unidos, estende-se direto até Pharr, movimentando pessoas e produtos. Mas entre esses produtos estão drogas ilícitas e isso é um transtorno para Pharr.

Em uma significativa apreensão de drogas, a Agência Americana de Alfândega e Proteção de Fronteiras confiscou um caminhão que parecia estar carregado de tomates, mas cuja verdadeira carga eram US$ 45 milhões em cocaína, heroína e metanfetamina.

No centro desta intempérie de narcóticos está a Polícia de Pharr. Reconhecendo que a educação é a única solução sustentável para o problema, o departamento mantém um programa de prevenção à criminalidade chamado C.A.P.E. (Community Awareness and Police Enforcement que em português significa Consciência Comunitária e Reforço Policial), visando incentivar os moradores da comunidade a sentirem-se seguros para prestar queixa sobre atividades referentes a drogas. O objetivo é criar uma parceria entre a comunidade e a polícia, trabalhando juntas por uma Pharr mais segura.

O Departamento de Polícia de Pharr alcança os jovens de toda a cidade com A Verdade sobre as Drogas.

Como parte do C.A.P.E., a polícia mantém uma campanha anual da Fita Vermelha, em escolas e na comunidade, com o lema “Orgulho de Estar Livre de Drogas”. A Polícia de Pharr também é membro da coligação “Uniting Neighbors in Drug Abuse Defense” que em português significa União de Vizinhos na Defesa contra o Uso de Drogas (UNIDAD).

Foi através da UNIDAD que o membro do C.A.P.E. da polícia de Pharr conheceu o programa e os materiais de A Verdade sobre as Drogas. Considerando-os como a ferramenta ideal para suas próprias campanhas do C.A.P.E. e da Fita Vermelha, o Departamento de Polícia adotou o programa A Verdade sobre as Drogas imediatamente. Primeiro Passo: os livretos de A Verdade sobre as Drogas foram colocados na recepção do departamento. Então, o Coordenador do Mundo sem Drogas do Sul do Texas treinou os Agentes de Ligação Comunitária da Polícia para usarem o programa de ensino em escolas, fornecendo planos de aula, livretos, pôsteres, anúncios e filmes de utilidade pública.

Os policiais do C.A.P.E. também organizaram eventos comunitários, incluindo o Festival Comunitário da Polícia de Pharr, Feira de Prevenção a Crimes de Pharr e corridas de 5km — tudo para promover um estilo de vida livre de drogas e mostrar que é “legal” ser livre de drogas.

“NA ‘BALADA’ A COMUNIDADE PODE COMPREENDER AS DIFERENTES PARCERIAS E PROGRAMAS QUE TEMOS À SUA DISPOSIÇÃO.”

A “Balada” Anual do Departamento de Polícia de Pharr atraiu milhares de pessoas para as lojinhas perto da Prefeitura. O evento anual destinado ao auxílio de cidadãos atraiu milhares de pessoas para sorteios, comida e divertimento.

“Na ‘Balada’ a comunidade pode compreender as diferentes parcerias e programas que temos à sua disposição” disse o Comandante de Pharr, Ruben Vilescas.

O programas de destaque foi A Verdade sobre as Drogas, e cerca de metade dos cidadãos receberam a mensagem do Mundo sem Drogas. Um policial do C.A.P.E. disse o seguinte da Verdade sobre as Drogas: “O seu programa é a nossa ferramenta mais eficaz na luta contra as drogas.”

A missão do Departamento de Polícia de Pharr é manter as três escolas do ensino médio da cidade livres de drogas. Como um policial disse: “Você tem um sensação boa porque alguns de nós, que entramos para a polícia, queremos fazer a diferença na nossa comunidade.”

Uma Voluntária do Mundo sem Drogas treina a Polícia de Pharr para poder usar os livretos, DVDs e currículo de A Verdade sobre as Drogas nas escolas e na comunidade.


FATOS
A GRANDE RECAÍDA AMERICANA
Os EUA Agora Lideram o Uso de Drogas Ilícitas no Mundo.
Os Fatos Falam por Si:

  • Uma média de 24,6 milhões de americanos de 12 anos ou mais usam drogas ilícitas.
  • O uso de heroína tem ressurgido nos EUA, agora virou um grande problema nas áreas nobres, e não só um problema dos bairros pobres das cidades como era considerado antes.
  • O uso abusivo de drogas prescritas também atormenta os EUA: 4 em cada 10 overdoses fatais são o resultado do uso abusivo de analgésicos prescritos.
  • Os americanos representam apenas 4% da população mundial, mas consomem 2/3 das drogas ilícitas do mundo.
  • Cerca de 94 milhões de americanos já experimentaram maconha pelo menos uma vez, sendo os adolescentes e jovens adultos o maior grupo de uso de maconha.


A EDUCAÇÃO SOBRE AS DROGAS SALVA VIDAS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger jovens vidas dos efeitos destrutivos das drogas. A suas contribuições nos permitem disponibilizar os nossos materiais educativos gratuitamente para escolas, organizações juvenis e outros grupos e pessoas. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com informações verdadeiras que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.